Dispensar o Arquiteto-Empreiteiro na fase de acabamento


Responder Mensagem

Dispensar o Arquiteto-Empreiteiro na fase de acabamento

ithiago
postou em Qua, 05 Dez 2012, 14:35
Usuário Nível 1 | Mensagens: 8

    Peço licença á todos, para expor esta minha dúvida.

    Preciso saber se posso dispensar os serviços do profissional antes de desta fase da obra. Como? Vale a pena? O que muda?

    Estou construindo minha casa com um Arquiteto-Construtor(Empreiteiro). Fiz com ele Planta e toda a parte estrutural da casa/piscina, até o reboco fino.Tenho a Planta com alvará de construção, tudo ok. Estou entrando na fase de acabamentos e acho que irei dispensar os serviços de construção e acompanhamento do arquiteto e irei contratar profissionais separadamente para cada parte da obra.
    Com isso economizo nesta parte, para poder gastar mais com os materiais.
    Meu receio é saber o que isso implica, ou seja:
    O arquiteto continua responsável pela obra, ou seja, se der algum problema de estrutura?
    A placa dele continua lá na obra?
    Eu confirmei na minha planta, e tem o ART, isso significa que ele é responsável mesmo que eu não contrate ele para acompanhar?
    Depois da obra concluída ele tem que fazer algo com relação a obtenção de algum documento? CND, Habite-se, Averbação.....
    Serei eu a partir de então responsável pelos trabalhadores da obra correto? Ou seja, em caso de acidente....


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Dispensar o Arquiteto-Empreiteiro na fase de acabamento

    IsaacdeCristo
    postou em Qua, 05 Dez 2012, 15:03
    Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

      Prezado Thiago,

      São contratos ou acertos distintos. A responsabilidade técnica pela obra é uma coisa e o acompanhamento ou execução é outra. Você pode contratar uma ou outra ou as duas.

      _________________
      Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
      Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
      Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)

      Re: Dispensar o Arquiteto-Empreiteiro na fase de acabamento

      ithiago
      postou em Qua, 05 Dez 2012, 15:06
      Usuário Nível 1 | Mensagens: 8

        IsaacdeCristo escreveu:Prezado Thiago,

        São contratos ou acertos distintos. A responsabilidade técnica pela obra é uma coisa e o acompanhamento ou execução é outra. Você pode contratar uma ou outra ou as duas.


        Boa tarde Isaac! Grato pela resposta.

        Você poderia me explicar em termos práticos o que seria a RESPONSABILIDADE TÉCNICA e o ACOMPANHAMENTO?

        Até esta etapa o arquiteto fez tudo.

        grayol
        postou em Qua, 05 Dez 2012, 17:17
        Usuário Nível 2 | Mensagens: 95

          "Preciso saber se posso dispensar os serviços do profissional antes de desta fase da obra."
          - Sim, você pode.
          Como?
          1. Ei, você, caia fora.
          2. Rescindir contrato.

          Vale a pena?
          Nunca tentei.

          O que muda?
          1. Quem gerenciará sua obra?
          2. Sem alguém com carteira do CREA executando a obra, haverá exercício ilegal da profissão.
          3. O alvará de construção estará extinto, visto que as ARTs serão baixadas.

          Quanto as questões seguintes:
          "O arquiteto continua responsável pela obra, ou seja, se der algum problema de estrutura?"
          "A placa dele continua lá na obra?"
          "Eu confirmei na minha planta, e tem o ART, isso significa que ele é responsável mesmo que eu não contrate ele para acompanhar?"
          "Depois da obra concluída ele tem que fazer algo com relação a obtenção de algum documento? CND, Habite-se, Averbação..... "
          Apesar da liberdade de pensamento preconizada pela constituição, acho um absurdo mesmo tal concepção. Se você dispensar a cozinheira enquanto a mesma prepara a comida, a comida ficará boa? Se ficar ruim, ela será responsável? Depois de comer, a cozinheira, mesmo já dispensada, vai voltar para sua casa e limpar tudo?

          "Serei eu a partir de então responsável pelos trabalhadores da obra correto? Ou seja, em caso de acidente...."
          ...ou visita do ministério do trabalho ou prefeitura ou CREA alguém será responsável. E não será a cozinheira nem o arquiteto.

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising


          Dispensar o Arquiteto-Empreiteiro na fase de acabamento

          IsaacdeCristo
          postou em Sex, 07 Dez 2012, 06:42
          Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

            Prezado Thiago,

            RESPONSABILIDADE TÉCNICA: Como dizem os termos, atribuem ao Profissional que assina a ART - Anotação de Responsabilidade Técnica emitida pelo CREA para obra ou serviço à qual se refere, responder civil e criminalmente todas as demandas executivas e pós-executivas, caso hajam;

            ACOMPANHAMENTO: É um serviço previsto em contrato ou às vezes na própria ART que consiste no Profissional se fazer presente durante a execução dos serviços ou das obras em períodos pré-estabelecidos.

            OBSERVAÇÃO
            Em meu livro "CONHECENDO OBRAS" - 3ª Edição, este assunto é tratado em um dos modelos de Contrato, cujos modelos estão no CD BÔNUS que acompanha o livro.

            _________________
            Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
            Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
            Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)

            ithiago
            postou em Sáb, 08 Dez 2012, 17:58
            Usuário Nível 1 | Mensagens: 8

              Agradeço pelas orientações.


              Responder Mensagem


              Construção civil, discussões gerais