ventilação


Responder Mensagem

ventilação

leandroribeiro
postou em Ter, 18 Dez 2012, 03:10
Usuário Novato | Mensagens: 1

    caros amigos, espero conseguir com vcs explicações sobre como fazer uma boa ventilação. o caso é que minha casa é germinada a direita e minha parede é o muro do meu vizinho a esquerda, so tenho janela na frente e uma pequena area nos fundos (esta ventilada). pensei em por tijolos de vidro (tipo capelinha) pois alem de ventilação terei ainda mais claridade, o problema é que tenho um vizinho veranista que é muito chato, tentei colocar a 1ªvez os tijolos ele nao deixou. estou com este grande problema e nao sei como resolver! sei que existe artigo com CC que relata alguma coisa sobre a situação. acontece que o filho do vizinho é advogado e terei que fazer tudo de acordo com a lei para que nao gaste material em vão e ainda tenha problemas futuros com eles. gostaria que vcs me ajudassem nessa empreitada com um embasamento sobre a colocação do tijolo de vidro ou alguma outra solução de ventilação mais viável, lembrando que minha casa é coberta por telhado e com forro por baixo.
    aguardo ansioso as respostas, desde ja obrigado!


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    ventilação - proporções

    pmnovo
    postou em Sex, 21 Dez 2012, 00:37
    Usuário Novato | Mensagens: 2

      Utilize sempre a proporção de 1/6 da área dos compartimentos (salas e quartos) como vãos das janelas e 1/8 para banheiros e cozinha.
      Adote esta proporção para compartimentos que possuam profundidade até 2,5 o pé-direito do compartimento.
      Exemplificando, se teu quarto tem 18 m², a janela tem que possuir no mínimo 3,00 m² (=1/6 x 18). Se sua cozinha possuir 12,00 m², a ventilação mínima tem que ser com 1,50 m² (= 1/8 x 12).
      Se teu pé-direito livre é de 3,00 m, esta regra é valida para um compartimento que possua até 7,50 m de profundidade (2,5 x 3,00).
      Quanto a distância mínima da janela projetada de forma paralela a divisa é de 1,50 m. Para janelas projetadas transversalmente as divisas não existe distância mínima para a divisa, salvo se a legislação urbanística de sua cidade prever alguma restrição para este caso.

      Ventilação - solução

      IsaacdeCristo
      postou em Sex, 21 Dez 2012, 06:36
      Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

        Caro Leandro,

        A solução para casos como este só é possível mediante a análise do projeto. Precisamos saber a posição da casa em relação aos ventos e a disposição dos cômodos; Precisamos também saber quantos pavimentos há, entre outras informações. Este caso requer uma análise profissional. Chame um arquiteto para fazê-lo dentro das normas técnicas, da eficiência e legalidade que o caso requer, para que você não fique vulnerável à processos legais e indenizatórios.

        Boa sorte!

        _________________
        Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
        Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
        Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)


        Responder Mensagem

        • Tópicos relacionados

        Construção civil, discussões gerais