Como calcular estrutura pre moldada de concreto??
- humbertoluizgt
- postou em Qui, 27 Dez 2012, 13:46
- Usuário Nível 1 | Mensagens: 11
Olá a todos. Sou novo como usuario aqui no fórum, no entanto passo por aqui desde que comecei a fazer engenharia civil. Atualmente estou indo para o ultimo ano do curso. Ja fiz as cadeiras de concreto armado e tenho capacidade de desenvolver projetos estruturais convencionais (ou moldado in loco). Ha alguns dias andei visitando uma industria que fabrica peças estruturais para galpões, lajes de vigotas pre moldadas, aduelas para galeriais de aguas pluviais, etc. Essa empresa esta querendo agora projetar esses galpões (digo projeto estrutural) para ficar mais forte no mercado e oferecer ao cliente um serviço completo, sem que este tenha que recorrer a uma outra empresa ou profissional. Um dos representantes da empresa me pediu para que fizesse um calculo como sendo uma demonstração até mesmo para avaliar as minha capacidades neste assunto. E aqui entra o meu problema, pois como 95% dos cursos de engenharia não abordam esse tipo de estrutura em sua grade e alem do mais a literatura neste assunto é muito fraca, não se encontra muita coisa. Encontrei apenas o livro do Eng El Debs (2000) mas não sei se ensina realmente os passos importantes para realiar este calculo. Bom sei que a diferença fundamental nas estruturas pre fabricadas e moldadas no local esta nas ligações entre os elementos estruturais. As estruturas pré fabricadas funcionam em grande parte como sendo isostaticas. Para calcular o carregamento eu não tenho duvida, o problema é dimensionar as peças e encontrar a área de aço necessária para combater flexão, torção e cisalhamento, uma vez que estas tambem apresentam inércia variavel (seção transversal variante ao longo da barra). Me ajudem pessoal por gentileza, vamos esclarecer as duvidas de outras pessoas também. Fiquem a vontade para sugerir softwares.