Concreto x argamassa
- Guilherme Garc
- postou em Ter, 29 Jan 2013, 10:39
- Usuário Nível 4 | Mensagens: 163
Caro Edu,
Primeiro vamos tratar alguns dados:
O traço informado está em volume?
Em uma análise preliminar eu arriscaria que sim e partindo desse ponto, você tem um concreto de aproximadamente 35 MPa. Não sei se precisa de tudo isso. Para conseguir uma maior fluidez, sem o emprego de aditivos, essa resistência vai ter que baixar.
Por exemplo para uma relação A/C de 68% sua resistência deve baixar para 20 MPa.
Quais as dimensões da peça?
Isso é importante para saber se a granulometria do agregado está adequado. Admitindo que sim, e 1) baixando a resistência do concreto da forma mencionada, você trabalha com um concreto mais fluído. Você precisa de um concreto tão resistente? 2) se sim, teremos que partir para um concreto autoadensável, obtido a partir do uso de aditivos superplastificantes, incorporadores de ar, retentores de água, ganho de resistência, incorporação de elementos de micro e macroestrutrura, etc.. Esse tipo de concreto atenderia você perfeitamente. 3) se você precisa de resistências altas, vai ser mais difícil atingir com argamassas, pela própria formação da estrutura do material, que ao contrário que muitos possam pensar, a argamassa não é um "concretinho". Ex.: o rejunte é uma argamassa que atinge em média 7 MPa, o que é considerado um bom desempenho para uma argamassa, que não é concebida para ser resistente.
Para facilitar a desforma use desmoldantes apropriados disponíveis no mercado e de fácil aquisição nos depósitos de material (Ex.: DESMOL CD da Otto Baungart).
O produto desmoldante, da natureza que for, não tem influência da hidratação do cimento.
Para a determinação do traço mais adequado, seria necessário uma consultoria com todos os dados envolvidos na confecção, de modo a otimizar seu processo produtivo, minimizando custos e maximizando resultados, principalmente se seu objetivo for comercializar o produto final, para a qual estamos à disposição. O método por "tentativa e erro" pode ser custoso, demandar tempo e não dar certo.
Obs.: Todos os possíveis produtos para adição, tem custo relativamente baixo por serem empregados em pequenas quantidades, mas com resultados significativos de desempenho positivo.
Resumindo: Não use argamassa. Use concreto. Não tem como determinar a relação A/C com garantias de resultado sem mais dados. Qualquer informação seria leviana e sem fundamento.
Abraços e bons trabalhos.
Permanecemos à disposição.
_________________
Abraços e bons trabalhos.
Projetos e Consultorias em materiais
Soluções sustentáveis
Engenharia Diagnótica
Guilherme Custódio Garcia Jr
garc.engineer@gmail.com
11- 2306 4800
11- 9 8516 0420