Estou realizando um projeto de drenagem Municipio de Barra Velha - SC, porem estou com algumas dúvidas na parte da Pluviometria para o dimensionamento do projeto.
Ja fiz os desenhos e solicitaram que fizesse todo o projeto com tubulacao de 60. Acredito que nao necessite de um diametro tao grande, pois a unica agua que passara por essa nova tubulação seria a coletada pelo telhado.
download do projeto:
( 4shared.com/office/Gm5sSxDj/A3_-_Drenagem_Ampliacao_-_07-0 . html )
minha dúvida é:
A primeira é em relacao a intensidade (i):
onde posso conseguir os dados de chuvas de barra velha? quantos anos de dados eu necessito? Percebi que a estacão de monitoramento mais próxima é de Itajaí.
se utilizar a fórmula:
i=(a.Tr^n)/(t+b)^r
onde:
i - intensidade média em milímetros por minutos ou milímetros por hora;
t - tempo de duração da chuva em minutos;
Tr- tempo de recorrência em anos;
a, b, n e r- parâmetros definidos a partir das observações básicas para elaboração da equação.
como consigo o valor dessas constantes
A segunda é o tempo de concentração (tc):
a área que vai contribuir pra minha tubulação é apenas o telhado do galpão, logo a diferença de cotas é bem acentuada em relação a área. Teria algum problema eu utilizar a formula de kirpich:
onde:
Tc = 0,0195.k^0,77
k=Raiz((L^3/H))
onde:
L = comprimento maximo percorrido pela agua em (m)
H = cotas de montante e jusante em (m)
O telhado terá varios condutores de agua que passarão por dentro dos pilares e vao descarregar em diversos pontos da rede atraves de bocas de lobo, ou seja, eu teria que separar cada trecho?
Se alguem puder me esclarecer essas dúvidas eu agradeço muito, sei que o seu dia é corrido e o tempo é curto.
Desde já muito obrigado.
Um abraço!