SAPATAS ISOLADAS PRÓXIMO A RESERVATÓRIO INFERIOR - PROFUNDID


Responder Mensagem

SAPATAS ISOLADAS PRÓXIMO A RESERVATÓRIO INFERIOR - PROFUNDID

almirsp3
postou em Sex, 08 Fev 2013, 12:39
Usuário Nível 1 | Mensagens: 27

    Prezados Colegas,

    Vou construir um Reservatório Inferior para 4.000 litros, com as seguintes dimensôes C= 2,70m; L= 1,50m e P= 2,00m, próximos a 4 Sapatas Isoladas que também serão construidas. Como as Sapatas terão profundidade 0,60 m e o reservatório 2,00 m, com certeza, o solo que apoia as sapatas, ao receberem as cargas dos pilares, provocarão esforços horizontais às sapatas e perpendiculares às paredes do reservatório.
    Como dimensionar esses esforços e o empuxo de terra que normalmente calculamos no dimensionamento dos reservatórios? Alguém tem alguma sugestão ou site na internet, dando orientações da metodologia de cálculo?

    Estou pensando em uma 2ª opção que seria aprofundar as sapatas até a mesma cota do reservatório, ou seja, 2,00 m de profundidade. Qual das duas opções é melhor?

    Aguardo orientações.


    _________________
    Muito Obrigado.

    Um forte abraço.
    Almir Soares Pinto

      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Sapatas isoladas próximas a reservatório inferior - Profund

    IsaacdeCristo
    postou em Sex, 08 Fev 2013, 13:42
    Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

      Prezado Almir,

      É mais comum adotar-se a segunda opção, descer a profundidade das sapatas para a cota inferior do tanque, isso sem se discutir o perfil do solo ou resistência do solo.

      Boa sorte!

      _________________
      Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
      Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
      Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)

      Re: Sapatas isoladas próximas a reservatório inferior - Prof

      almirsp3
      postou em Seg, 18 Fev 2013, 12:45
      Usuário Nível 1 | Mensagens: 27

        IsaacdeCristo escreveu:Prezado Almir,

        É mais comum adotar-se a segunda opção, descer a profundidade das sapatas para a cota inferior do tanque, isso sem se discutir o perfil do solo ou resistência do solo.

        Boa sorte!


        Prezado Isaac,

        Grato pela sugestão.

        _________________
        Muito Obrigado.

        Um forte abraço.
        Almir Soares Pinto

        RSFarias
        postou em Qui, 21 Fev 2013, 19:01
        Usuário Nível 2 | Mensagens: 52

          almir, dá uma olhada nessa apostila, especialmente da metade para o final: http://www.fag.edu.br/professores/deboraf/Funda%E7%F5es/TENSOES_NO_SOLO.pdf

          Pessoalmente, nunca me deparei com este tipo de problema, mas caso aconteça, ou me aprofundaria bem na literatura, ou executaria a solução que você mesmo colocou: aprofundar a cota da sapata para eliminar essa interação. Quando isso é possível, acho que é o mais prudente.

          Abraço,

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising


          almirsp3
          postou em Sáb, 23 Fev 2013, 00:44
          Usuário Nível 1 | Mensagens: 27

            RSFarias escreveu:almir, dá uma olhada nessa apostila, especialmente da metade para o final: http://www.fag.edu.br/professores/deboraf/Funda%E7%F5es/TENSOES_NO_SOLO.pdf

            Pessoalmente, nunca me deparei com este tipo de problema, mas caso aconteça, ou me aprofundaria bem na literatura, ou executaria a solução que você mesmo colocou: aprofundar a cota da sapata para eliminar essa interação. Quando isso é possível, acho que é o mais prudente.

            Abraço,


            Prezado RSFarias,

            Pesquisei na web diversos trabalhos que orientam o cálculo das paredes do reservatório, levando em consideração a carga da sapata como sobrecarga, todavia achei mais seguro aprofundar a cota da sapata até o nível inferior do fundo do reservatório, conforme foi citado por mim, Isaac e você.

            Grato pelas sugestões.

            _________________
            Muito Obrigado.

            Um forte abraço.
            Almir Soares Pinto


            Responder Mensagem


            Cálculo Estrutural