Cargo que ocupe muito tempo.


Responder Mensagem

Cargo que ocupe muito tempo.

rpkyte
postou em Ter, 05 Mar 2013, 02:25
Usuário Nível 1 | Mensagens: 4

    Olá, perdoem-me por me infiltrar nesse fórum, já que eu não sou da engenharia, mas queria uma informação, se alguém tiver a boa vontade de me dá-la.
    Vocês podem me dizer algum cargo que possa ser alcançado nos primeiros anos de profissão e que ocupe muito o tempo do profissional? Daqueles que deixam o profissional pensando no trabalho o tempo todo, ou mesmo trabalhando muito. Eu não sei se projetar alguma coisa toma tanto tempo assim. Mas tem que ser um que possa ser alcançado nos primeiros anos de profissão, cargos grandes como diretor de obras e coisas do nível não me servem.
    Muito obrigado.


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    RSFarias
    postou em Ter, 05 Mar 2013, 09:47
    Usuário Nível 2 | Mensagens: 52

      Mas isso independe do cargo. Depende mais da importância e, principalmente, prioridade que você dá ao cargo que tem. Aí você pode ser projetista, residente, fiscal, planejamento, orçamentista, etc.

      No entanto, o que "tende" a consumir mais o tempo do profissional é o cargo de engenheiro residente, especialmente se for em obras industriais ou agroindustriais (geralmente no meio do "nada"). Só vai ser difícil alcançar um posto tão importante logo de início, talvez consiga de engenheiro trainee, subordinado ao engenheiro residente e que trabalha tanto quanto.

      Cargo que ocupe muito tempo

      IsaacdeCristo
      postou em Ter, 05 Mar 2013, 10:41
      Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

        Prezado(a) RPKite,

        A única função que me ocorre é "Residente", pois o profissional residente tem que ficar todo tempo na obra, sempre que haja alguma atividade na mesma. Quanto a "pensar no trabalho o tempo todo", se você for residente em uma obra de grande porte, certamente os problemas irão pra cama com você (rs), embora esta também não seja uma boa, pois o melhor é ir pra cama com alguém com quem se possa esquecer os problemas do dia-a-dia.
        Laughing Laughing

        Boa sorte!

        _________________
        Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
        Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
        Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)

        rpkyte
        postou em Ter, 05 Mar 2013, 14:15
        Usuário Nível 1 | Mensagens: 4

          RSFarias escreveu:Mas isso independe do cargo. Depende mais da importância e, principalmente, prioridade que você dá ao cargo que tem. Aí você pode ser projetista, residente, fiscal, planejamento, orçamentista, etc.

          No entanto, o que "tende" a consumir mais o tempo do profissional é o cargo de engenheiro residente, especialmente se for em obras industriais ou agroindustriais (geralmente no meio do "nada"). Só vai ser difícil alcançar um posto tão importante logo de início, talvez consiga de engenheiro trainee, subordinado ao engenheiro residente e que trabalha tanto quanto.


          Pode me descrever esses cargos? >>

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising


          Re: Cargo que ocupe muito tempo

          rpkyte
          postou em Ter, 05 Mar 2013, 14:20
          Usuário Nível 1 | Mensagens: 4

            IsaacdeCristo escreveu:Prezado(a) RPKite,

            A única função que me ocorre é "Residente", pois o profissional residente tem que ficar todo tempo na obra, sempre que haja alguma atividade na mesma. Quanto a "pensar no trabalho o tempo todo", se você for residente em uma obra de grande porte, certamente os problemas irão pra cama com você (rs), embora esta também não seja uma boa, pois o melhor é ir pra cama com alguém com quem se possa esquecer os problemas do dia-a-dia.
            Laughing Laughing

            Boa sorte!


            É, eu queria mais algo que ocupasse a cabeça do profissional, e não o corpo dele.

            Ok, vou explicar a situação:
            Resumidamente, estou escrevendo uma história e um dos personagens é engenheiro civil. Eu pretendo que ele seja o tipo de profissional que esquece do resto da vida pra se concentrar no trabalho. Então preciso de um cargo que proporcione isso, que proporcione situações como "Vamos fazer tal coisa amanhã?" "Não posso, tenho que trabalhar nesse projeto e...". Entendem?

            RSFarias
            postou em Ter, 05 Mar 2013, 15:03
            Usuário Nível 2 | Mensagens: 52

              rpkyte escreveu:
              RSFarias escreveu:Mas isso independe do cargo. Depende mais da importância e, principalmente, prioridade que você dá ao cargo que tem. Aí você pode ser projetista, residente, fiscal, planejamento, orçamentista, etc.

              No entanto, o que "tende" a consumir mais o tempo do profissional é o cargo de engenheiro residente, especialmente se for em obras industriais ou agroindustriais (geralmente no meio do "nada"). Só vai ser difícil alcançar um posto tão importante logo de início, talvez consiga de engenheiro trainee, subordinado ao engenheiro residente e que trabalha tanto quanto.


              Pode me descrever esses cargos? >>



              Engº Projetista ou Calculista: responsável por calcular, dimensionar e verificar estruturas, é quem desenvolve os projetos executivos da obra em cima do projeto arquitetônico, propõe alterações no mesmo e verifica possíveis alterações estruturais durante a execução da obra.

              Engº Residente: acompanha a execução da obra, fica em tempo integral no canteiro, verifica a qualidade de execução dos serviços, andamento, estoques, cronograma, técnica, segurança, contrata fornecedores e empreiteiros, analisa projetos e propõe mudanças, confere medidas e medições de serviços.

              Fiscal: pode ou não ser engenheiro civil. Ele verifica se o que está sendo executado é o que foi contratado, ou seja, impede a utilização de materiais com qualidade abaixo do especificado, verifica medidas, verifica cumprimento de prazos, etc. É o representante do contratante ou consultor da própria empresa dentro da obra.

              Engº de Planejamento: elabora cronogramas e histogramas, mensura o andamento dos serviços, decide as frentes de ataque, ações corretivas ou preventivas para cumprimento do cronograma, prevê possíveis obstáculos ao decorrer dos serviços.

              Engº Orçamentista: responsável por quantificar os serviços necessários para execução de uma obra antes de seu início com base nos projetos básicos, fornecendo também o orçamento, ou seja, quanto custará a execução daquele projeto.


              Para a sua personagem, acho que o que se adequa mais é o Residente, ou talvez o Calculista. Tem de levar em consideração que o Residente praticamente mora na obra, só sai de lá para dormir. Geralmente é o primeiro a chegar e o último a sair. Já o Calculista é aquele que, dependendo do volume de serviços que tem, leva trabalho pra casa e passa noites em claro.

              rpkyte
              postou em Qua, 06 Mar 2013, 13:25
              Usuário Nível 1 | Mensagens: 4

                Acho que calculista é exatamente o que estou procurando...
                Provavelmente eu já incomodei o bastante, mas é possível que vocês me dêem uma descrição detalhada desse cargo, por gentileza?

                  Responder com Citação

                Fórum E-Civil
                postou em
                Advertising



                Responder Mensagem

                • Tópicos relacionados

                Construção civil, discussões gerais