dimensionamento de viga retangular p/ experimento no TCC.


Responder Mensagem

dimensionamento de viga retangular p/ experimento no TCC.

r.ovalente@hotmail.com
postou em Ter, 05 Mar 2013, 10:14
Usuário Nível 1 | Mensagens: 8

    bom dia Srs e Sras.
    Estou precisando dimensionar uma viga em concreto amardo para romper a esforço de flexão. a viga precisa ter 15x12x50 cm, qual a ferragem minima a ser dimensionada? por favor aos que poderem me ajudar, obrigado! mas preferencialmente demostrem memoria de calculo por que precisarei explicar como cheguei no resultado, ja lee em algumas literaturas que a porcentagem minima de aço e de 15%, so não entendi se do volume do concreto, se da seção da peça, ou etc..


    Editado pela última vez por r.ovalente@hotmail.com em Ter, 05 Mar 2013, 11:57, num total de 1 vez

      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Ajundo no Tcc - dimensionamento de viga retangular

    IsaacdeCristo
    postou em Ter, 05 Mar 2013, 10:45
    Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

      Prezado Valente,

      A porcentagem é baseada na seção transversal da peça. Por favor reveja as medidas da viga, pois está dando a entender ser toda em centímetro. pois se for 15,00m x (12x50)cm, certamente não "passará" com altura de 50cm, tampouco com esta largura(12cm). Também é nercessário informar as cargas às quais a viga estará submetida, se uniformemente distribuída, se terá alguma carga pontual, o vão livre, etc...

      Boa sorte!

      _________________
      Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
      Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
      Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)

      Re: Ajundo no Tcc - dimensionamento de viga retangular

      r.ovalente@hotmail.com
      postou em Ter, 05 Mar 2013, 11:08
      Usuário Nível 1 | Mensagens: 8

        IsaacdeCristo escreveu:Prezado Valente,

        A porcentagem é baseada na seção transversal da peça. Por favor reveja as medidas da viga, pois está dando a entender ser toda em centímetro. pois se for 15,00m x (12x50)cm, certamente não "passará" com altura de 50cm, tampouco com esta largura(12cm). Também é nercessário informar as cargas às quais a viga estará submetida, se uniformemente distribuída, se terá alguma carga pontual, o vão livre, etc...

        Boa sorte!



        Isaacdecristo, realmente ela e toda em cm, ela e uma viga experimental, sera moldada em laboratorio (por isto e pequena). sera considerado a carga destribuida do peso proprio da mesma e uma carga concentrada no meio do vão que sera aplicado pela prensa de força a ser descoberta somento no momento de ruptura, o concreto a ser utilizado sera de 25mpa, a viga possue essas dimensoes pensado no deslocamento da mesma dentro do laboratorio, e falta dimensionar as ferragens. o extribo tem que ser dimensionado de modo que a viga não sofra cisalhamento e sim rompa a flexão. apos dimensionado a armadura da peça serão moldados 12 vigas experimentais de iguais caracteristicas, e sera comparado sua resistencia a esforços de flexão sendo que alguma delas serão reforçadas com fibra de carbono. para definir o ganho de resistencia qua a fibra de carbono traz a estrutura como reforço. mas no momento preciso de ajuda para dimensionar a armadura minima aceitavel pela NBR desta viga.

        Dimensionamento de vigas

        Guilherme Garc
        postou em Ter, 05 Mar 2013, 12:48
        Usuário Nível 4 | Mensagens: 163

          Caro Valente,

          Nada melhor que a ABNT NBR 6118:2003 e revisão do curso de concreto 1, onde verifica os domínios e estádios, vai precisar determinar os momentos, etc.

          Não tem milagre, tem que calcular. Viga bi-apoiada com carga concentrada no centro, peso próprio. Deve ser o primeiro exercício-exemplo do seu curso de concreto armado. Vá até lá que você vai conseguir.

          Eu tenho uma apostila muito bacana. Fala seu e-mail que eu te envio. Menos de 4 Mb.

          Boa sorte!

          _________________
          Abraços e bons trabalhos.

          Projetos e Consultorias em materiais
          Soluções sustentáveis
          Engenharia Diagnótica

          Guilherme Custódio Garcia Jr
          garc.engineer@gmail.com
          11- 2306 4800
          11- 9 8516 0420

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising


          Re: Dimensionamento de vigas

          r.ovalente@hotmail.com
          postou em Ter, 05 Mar 2013, 17:37
          Usuário Nível 1 | Mensagens: 8

            Guilherme Garc escreveu:Caro Valente,

            Nada melhor que a ABNT NBR 6118:2003 e revisão do curso de concreto 1, onde verifica os domínios e estádios, vai precisar determinar os momentos, etc.

            Não tem milagre, tem que calcular. Viga bi-apoiada com carga concentrada no centro, peso próprio. Deve ser o primeiro exercício-exemplo do seu curso de concreto armado. Vá até lá que você vai conseguir.

            Eu tenho uma apostila muito bacana. Fala seu e-mail que eu te envio. Menos de 4 Mb.

            Boa sorte!


            Obrigado pela atenção guilherme, concerteza sem milagres. o e-mail e r.ovalente@hotmail.com, o peso proprio eu conheco a carga porem a carga concetrada a ser considerada no meio do vão e que o problema, por isso obtive informação que a norma estabelecia valores minimos de armadura a serem considerados. penso em usar 4 barras de aço ca-60 5.0 porem preciso justificar essa escolha, ja que por se tratar de um trabalho academico não pode ser dimensionado apenas no sentimento. rs

            abs


            Responder Mensagem

            • Tópicos relacionados

            Cálculo Estrutural