fundações


Responder Mensagem

fundações

colsand
postou em Seg, 11 Mar 2013, 19:25
Usuário Novato | Mensagens: 1

    ola, estou com umas duvidas sobre a fundação que pretendo fazer,
    o terreno é pouco firme do tipo de terra amarelada, umido mas sem agua, o lugar é auto o bastante do lençol d'agua, a vizinhaça fez suas fundações do tipo sapatas, bloco quadrado.
    a a estrutura que sera para um terreo e um segundo piso, ou seja duas lages! as sapatas que pretendo fazer são de1000 mm x 1000 mm. as colunas serão de 3/8" na medida de 140x300 mm com espaçamento dos estribos de 150 a 200 mm e todas com 6 ferros. a distancia de uma para a outra é +- 4.000 mm, pretendo fazer as vigas com 3 ferros 3/8" em baixo e 2 5/16" por cima com dimensão 140x300 mm! gostaria de colacar a imagen da planta mas não estou conseguido, apareçe a mensagen dizendo que não tenho rancking para postas imagens. me deem uma ajuda ai pesoal.


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    RSFarias
    postou em Ter, 12 Mar 2013, 10:53
    Usuário Nível 2 | Mensagens: 52

      Você precisa de uma sondagem do subsolo para decidir o tipo de fundação para as cargas a serem transferidas para ele. Por ser um sobrado e com pilares a cada 4m, as cargas serão consideravelmente superiores a de uma casa térrea.



      Se você não for engenheiro, arquiteto ou técnico, o correto é você procurar um destes profissionais para dimensionar toda a estrutura para você. Executar uma obra por conta própria, sem habilitação no CREA ou CAU, pode implicar no embargo da obra, multa ou até mesmo em abertura de processo civil por exercício ilegal da profissão, a depender do caso. Além, claro, de que não haverá respaldo em caso de problemas estruturais, você teria que arcar com todos os custos.

      Fundações

      IsaacdeCristo
      postou em Qui, 14 Mar 2013, 13:42
      Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

        Prezado Colsand,

        É necessário contratar um estruturalista. Tenha certeza que esta despesa lhe será revertida em muita tranquilidade e paz.

        Boa sorte!

        _________________
        Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
        Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
        Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)

        MeketrefiS
        postou em Qui, 04 Abr 2013, 21:32
        Usuário Nível 3 | Mensagens: 130

          Primeiramente não se pode classificar o solo somente pela cor ou pelo cheiro, ou tão pouco fazer igual ao teu vizinho. O solo deve ser investigado em camada de até 10,0 m e em pelo menos dois furos equidistantes. Somente um Geologo com testes em laboratorio da analise do solo é capaz de especificar e classificar tal questão. è um ramo especifico da engenharia.
          Conselho de amigo, faça uma analise atraves da sondagem para poder dimensionar corretamente a fundação. Fica mais barato do que gastar a mais ou ter de reforçar depois.

          _________________
          mhfranhan@uol.com.br
          (11) 9320.5399

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising



          Responder Mensagem

          • Tópicos relacionados

          Cálculo Estrutural