Concreto usinado
- Guilherme Garc
- postou em Qua, 29 Mai 2013, 11:50
- Usuário Nível 4 | Mensagens: 163
Cara PriVictor,
As prescrições referem-se à resistência à compressão obtida em ensaios de cilindros moldados segundo a NBR 5738, realizados de acordo com a NBR 5739.
Quando não for indicada a idade, as resistências referem-se à idade de 28 dias. A estimativa da resistência à compressão média, fcmj, correspondente a uma resistência fckj especificada, deve ser feita conforme indicado na NBR 12655.
A evolução da resistência à compressão com a idade, deve ser obtida através de ensaios especialmente executados para tal (Dolabela, R.).
De forma orientativa, pode-se adotar valores de relação entre o fcj e o fc em média para CP II e CP III de 0,7. Para o seu caso temos em 14 dias algo em torno de 0,6. Isso em condições de cura úmida em temperatura de 21 a 30°C. Alguns autores propõem valores mais altos, mas na prática isso pode se alterar. Temos ainda os valores de SD, que para os cálculos que seguem foi considerado de 3. O fator "usina" é fundamental. Tow Go, Central dosadora, Central misturadora, confiabilidade crescente na ordem.
Assim temos:
fcj = fck + 1,65 x SD = 24,95 MPa
Ou seja:
Resistência esperada de aproximadamente 15 MPa.
Comparando com o gesso, temos:
Resistência de gesso comum para revestimento de 9 MPa.
No entanto, temos como um dos fatores determinantes, a temperatura da região e a cura "alagada" que pode sim ocasionar algum retardo da formação da etringita, logo não deve ainda se entrar em pânico e aguardar os 28 dias, onde praticamente toda a etringita já terá se formado e o concreto atingir a resistência esperada.
O fato de ter conseguido penetrar um prego no concreto, não representa que este não presta. Como sabe, os agregados possuem resistências da ordem de 500 MPa, portanto se ainda não houve a fixação destes na pasta, pelos motivos já mencionados, o prego vai vencer essa resistência de pasta, dado a maior resistência do aço, empurrando os agregados.
Informe a usina, verifique os desvios que praticam, que tipo de equipamento é utilizado e aguarde os resultados. Mantenha o escoramento até 28 dias e monitore o endurecimento do conjunto.
Boa sorte.
_________________
Abraços e bons trabalhos.
Projetos e Consultorias em materiais
Soluções sustentáveis
Engenharia Diagnótica
Guilherme Custódio Garcia Jr
garc.engineer@gmail.com
11- 2306 4800
11- 9 8516 0420