Duvida sobre Fundação e Aterro


Responder Mensagem

Duvida sobre Fundação e Aterro

rscarmo
postou em Qua, 05 Jun 2013, 12:57
Usuário Nível 1 | Mensagens: 26

    Olá!

    Gostaria de saber, em linhas gerais, se o custo para a fundação da casa na figura abaixo deve onerar muito em relação a um terreno plano. A imagem mostra o projeto da residência e abaixo dela, uma linha verde que indica a linha natural do terreno. Esse projeto é viável? o custo da fundação seria muito alto? considerando 200m2 no térreo, teria como "chutar" um valor? agradeço!!

    http://www.flickr.com/photos/87803406@N05/8960705476/


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Duvida sobre Fundação e Aterro

    IsaacdeCristo
    postou em Qui, 06 Jun 2013, 09:28
    Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

      Prezado(a) RSCarmo,

      Muito relativo, mas pelo fato de a casa ter dois pavimentos, há uma diluição dos custos da fundação - é como justifica-se a obra de um prédio de muitos andares ter fundação cara e estes custos serem diluídos na área total da obra. Assim, em minha opinião, creio que há viabilidade técnica e econômica. Mas não se esqueça, viabilidade muitas vezes depende muito do fim a que se destina a obra. Isto parece ser mais complexo, pois para obras destinadas a comercialização, todo "custo a mais" deve ser bem analisado.

      Boa sorte!

      _________________
      Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
      Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
      Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)

      Re: Duvida sobre Fundação e Aterro

      rscarmo
      postou em Qui, 06 Jun 2013, 10:52
      Usuário Nível 1 | Mensagens: 26

        IsaacdeCristo escreveu:Prezado(a) RSCarmo,

        Muito relativo, mas pelo fato de a casa ter dois pavimentos, há uma diluição dos custos da fundação - é como justifica-se a obra de um prédio de muitos andares ter fundação cara e estes custos serem diluídos na área total da obra. Assim, em minha opinião, creio que há viabilidade técnica e econômica. Mas não se esqueça, viabilidade muitas vezes depende muito do fim a que se destina a obra. Isto parece ser mais complexo, pois para obras destinadas a comercialização, todo "custo a mais" deve ser bem analisado.

        Boa sorte!

        Bom dia Isaac,

        Muito obrigado por sua resposta. Minha dúvida especificamente é sobre a questão da declividade: de acordo com pesquisas que fiz, os custos de fundação de uma residência ficam em torno de 7 a 14%. Partindo dessa premissa, independente do padrão de acabamento ser popular, médio ou alto, eu ficaria satisfeito se esse percentual prevalecesse mesmo com a declividade acentuada, ou seja, tendo a casa 290 m2 somando-se os dois pavimentos e se o CUB para o padrão escolhido for de R$ 1000,00/m2, a fundação ficaria entre 20.300,00 e 40.600. Mas já soube por intermédio de outro usuário do fórum, que essa fundação pode custar até mais de 70.000,00, se utilizar estacas strauss. Se for assim, meu projeto pode se tornar inviável. Como sou leigo no assunto, agradeço muito os comentários, um abraço.


        Responder Mensagem

        • Tópicos relacionados

        Construção civil, discussões gerais