Flambagem lateral em perfis metálicos - NBR 8800


Responder Mensagem

Flambagem lateral em perfis metálicos - NBR 8800

WDPet
postou em Ter, 11 Jun 2013, 14:05
Usuário Novato | Mensagens: 1

    Tentei calcular um pequeno trecho de perfil W (pode ser qualquer um, mas foi o W310x28,3 da Gerdau) e encontrei valores muito pequenos para a distância máxima sem travamento (Lb). Era algo realmente pequeno quando pego como referência certas estruturas metálicas que vejo, o que me fez procurar pra encontrar onde eu errei, mas... acho que de fato eu não entendi. Para informação, o que achei foi Lb <= 1,76 . ry . (E/fy)^2 = 104cm, e acho que esse L poderia/deveria ser umas 2x~3x maior.

    Alguém tem a mão um link ou cálculo desse vão para uma carga qualquer? Mesmo um print, só pra ver os passos.


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Flambagem lateral em perfis metálicos - NBR 8800

    IsaacdeCristo
    postou em Qua, 12 Jun 2013, 09:07
    Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

      Prezado WDPet,

      Uma dica, você já viu a documentação técnica da Gerdau? Você pode baixá-la diretamente no site Gerdau (www.gerdau.com.br). Ele mostra a sequência de cálculo.

      Boa sorte!

      _________________
      Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
      Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
      Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)

      Alex Barreto Cypriano
      postou em Sex, 12 Jul 2013, 17:04
      Usuário Nível 3 | Mensagens: 137

        WDPet
        O comprimento máximo entre escoramentos laterais (sobre apoio ou no vão) que dispensa o cálculo do efeito de flambagem do perfil viga varia em função das características físico-geométricas deste perfil (módulo de elasticidade, tensão de escoamento característica e raio de giração mínimo do perfil). Grosso modo, este comprimento varia de 40 a 50 vezes o raio de giração mínimo do perfil viga.


        Responder Mensagem

        • Tópicos relacionados

        Cálculo Estrutural