Construção em Etapas


Responder Mensagem

Construção em Etapas

rscarmo
postou em Qui, 27 Jun 2013, 13:29
Usuário Nível 1 | Mensagens: 26

    Olá a todos! gostaria de esclarecer uma dúvida simples:

    Suponha que eu tenha os projetos arquitetônico e estrutural de uma residência com dois pavimentos e mais um pequeno porão na parte posterior. Suponha também que eu adquira um terceiro projeto - arquitetônico - de um pequeno chalé com porão, cujas paredes coincidam exatamente com as paredes no térreo da residência maior. Eu pergunto:

    1. Posso executar os elementos estruturais definidos para a residência maior somente no perímetro do chalé para a construção deste, sendo que no futuro o chalé será ampliado para se transformar na casa maior?

    2. Como ficam as vigas baldrame do chalé? elas terão "esperas" para unirem-se às vigas baldrame do resto da casa?

    3. E as vigas da laje do teto, poderão ser unidas também, as do chalé com as do resto da casa?

    Estas dúvidas são levantadas considerando que no momento da construção da casa maior, a fundação sob o chalé não precise de nenhuma intervenção, ou seja, sem quebra-quebra na área do chalé, mesmo que sobre ele seja levantado o segundo pavimento.

    Agradeço!


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    rscarmo
    postou em Seg, 01 Jul 2013, 10:54
    Usuário Nível 1 | Mensagens: 26

      Já que ninguém respondeu, talvez alguém possa validar minhas próprias respostas:

      1. Sim. Neste caso, o chalé ficará super dimensionado, mas pronto para receber outro pavimento;

      2. Não. Uma viga baldrame não pode ser "emendada" por meio de esperas. Esperas ou arranques são utilizados na vertical, nunca na horizontal. Neste caso, a ampliação do chalé para "os lados" deve possuir sua própria fundação, sem conexão com a fundação do chalé. Por consequência, o projeto estrutural da casa maior já deve levar em consideração essa situação, evitando a especificação de vigas baldrame conectando as áreas "dentro e fora" do perímetro do chalé;

      3. O ideal é construir o chalé com os seus respectivos pilares, mas sem laje e consequentemente sem as vigas de apoio da laje. Desta forma, ao se ampliar o chalé para a casa maior, as vigas serão executadas todas de uma vez, contínuas e apoiadas sobre os pilares do chalé, conectando desta forma a construção antiga (chalé) com a nova (ampliação). Se isto não for possível (por exemplo, se o chalé já possuir laje), as vigas da laje não serão conectadas, sendo recomendável a construção de novos pilares junto ao chalé, para servirem de apoio para as vigas da casa.

      Confere?

      Construção em Etapas - Emenda de vigas

      IsaacdeCristo
      postou em Seg, 01 Jul 2013, 14:20
      Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

        Prezado RSCarmo,

        A resposta é como está no título do seu post, "Construção em etapa". Conforme você citou e até já adiantou a resposta, é perfeitamente possível fazer parcialmente a obra, tendo o devido cuidado de deixar as "esperas" ou emendas das vigas no futuro.

        Boa sorte!

        _________________
        Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
        Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
        Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)

        rscarmo
        postou em Seg, 01 Jul 2013, 14:41
        Usuário Nível 1 | Mensagens: 26

          Isaac,

          A minha dúvida é principalmente sobre as esperas de vigas, ou seja, esperas na horizontal. Pela figura abaixo, não faz muito sentido fazer esse tipo de espera pois a futura viga não ficaria apoiada no pilar de maneira adequada, forçando muito as barras de ferro, concorda? ou será que a depender da amarração a ser feita com os ferros, não teria nenhum problema?


            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising



          Responder Mensagem

          • Tópicos relacionados

          Construção civil, discussões gerais