Laje 4x8 metros. Quantas pessoas comporta?


Responder Mensagem

Laje 4x8 metros. Quantas pessoas comporta?

HELIO CARLOS
postou em Seg, 01 Jul 2013, 08:52
Usuário Novato | Mensagens: 1

    Bom dia, preciso de ajuda. Tenho uma laje de um sobrado comercial de 4 x 8 metros, onde esta montado um centro de umbanda. quantas pessoas comporta neste espaco com seguranca. Outro ponto importante, no andar terreo tem uma pizzaria e o forna aquece a laje.


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Laje - carga suportável

    IsaacdeCristo
    postou em Seg, 01 Jul 2013, 10:07
    Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

      Prezado Helio,

      Desculpe-me, mas pra saber ao certo o peso que a laje pode suportar é necessário saber como a mesma foi feita ou para qual uso a mesma foi projetada. No geral o peso mínimo que estimamos em lajes para uso residencial - padrão popular, é 150Kg/m², assim, se esta laje tiver

      8x4=32m²

      Ela deverá suportar uma carga total DISTRIBUÍDA entre usuários, móveis e outras cargas quaisquer, cerca de 150x32=4800Kg.

      OBSERVAÇÃO:
      1. Mas não se esqueça, esta carga é apenas para a laje e o dimensionamento dos pilares e da fundação devem ser considerados, BEM COMO O USO, QUE SE FOR PARA UMBANDA, e se cuja prática envolver danças e/ou movimentos que provoquem impactos sobre a laje, deve-se ter uma preocupação ainda maior, pois neste caso já NÃO SERIA USO RESIDENCIAL;
      2. Quanto ao uso da pizzaria, deve ser aplicado um revestimento térmico na parte inferior da laje (teto da pizzaria).

      Boa sorte!

      _________________
      Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
      Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
      Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)

      DÚVIDAS NA ELABORAÇÃO

      ATSALGADO
      postou em Dom, 21 Jul 2013, 10:47
      Usuário Nível 1 | Mensagens: 3

        Estou precisando de Vossa ajuda, como faço para elaborar os seguintes trabalhos:

        - Como efetuar a instalação hidráulica em uma casa de 80 m².
        Calcule todo material que será usado. Faça dois orçamentos de preços, distintos, discriminando cada material e valor utilizado.


        - Quais os materiais e seus respectivos preços de uma laje de uma construção de 80m², usando o programa Excel(Gráficos e Planilhas)

        Pode ajudar-me.

        Fico no aguardo

        Arlindo


        Responder Mensagem

        • Tópicos relacionados

        Cálculo Estrutural