Senhores, boa noite. Este é meu primeiro post aqui mas tem algum tempo que venho lendo algumas coisas pelo fórum já que estou começando a construir agora. Minha obra já começou mas mesmo assim preciso tirar uma dúvida para me tranquilizar ou não.
Fiz projeto arquitetônico e estrutural, sendo o primeiro com uma arquiteta e o segundo com um engenheiro civil conhecido.
O que percebi é que a maioria das vigas da minha fundação tem uma bitola de ferro na parte de baixo (coisas como 8.0, 10.0 e etc.) mas na parte superior da viga vejo ferro com 4.2 na maioria delas, usando ferro com maior bitola em certos locais, as vezes localizados onde nascem as esperas de pilares, em outras vezes nas extremidades das vigas.
A minha pergunta é? Isso é normal? Fico me perguntando, porque não se usou apenas uma bitola maior em toda a extensão e se usou esse tipo de artifício com ferro diferente se ligando? Alguém poderia me explicar tecnicamente?
Alguns podem dizer: Porque não pergunta para o seu engenheiro?
Simples, não quero dar a entender a ele que eu tenho algum tipo de desconfiança dele, só isso. E mais ainda por ser conhecido de um bom tempo. Grato pela atenção!