Bitola de Ferragens em Vigas


Responder Mensagem

Bitola de Ferragens em Vigas

fdfreitas
postou em Qui, 18 Jul 2013, 18:20
Usuário Novato | Mensagens: 1

    Senhores, boa noite. Este é meu primeiro post aqui mas tem algum tempo que venho lendo algumas coisas pelo fórum já que estou começando a construir agora. Minha obra já começou mas mesmo assim preciso tirar uma dúvida para me tranquilizar ou não.
    Fiz projeto arquitetônico e estrutural, sendo o primeiro com uma arquiteta e o segundo com um engenheiro civil conhecido.
    O que percebi é que a maioria das vigas da minha fundação tem uma bitola de ferro na parte de baixo (coisas como 8.0, 10.0 e etc.) mas na parte superior da viga vejo ferro com 4.2 na maioria delas, usando ferro com maior bitola em certos locais, as vezes localizados onde nascem as esperas de pilares, em outras vezes nas extremidades das vigas.
    A minha pergunta é? Isso é normal? Fico me perguntando, porque não se usou apenas uma bitola maior em toda a extensão e se usou esse tipo de artifício com ferro diferente se ligando? Alguém poderia me explicar tecnicamente?
    Alguns podem dizer: Porque não pergunta para o seu engenheiro?
    Simples, não quero dar a entender a ele que eu tenho algum tipo de desconfiança dele, só isso. E mais ainda por ser conhecido de um bom tempo. Grato pela atenção!


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Calculo Estrutural

    Guilherme Garc
    postou em Qui, 18 Jul 2013, 18:42
    Usuário Nível 4 | Mensagens: 163

      Caro FDFREITAS,

      Sim, muito normal. Depois de uma série de cálculos, ao final o que temos é um valor de área de seção transversal de aço. Como se cortando o elemento estrutural parte dessa área fosse preenchida pelo aço a ser aplicado. Em muitos casos a área de aço superior não se faz necessária, quando então simplesmente não é utilizada ou é usual apenas uma armadura auxiliar que não está ali para atuar em função estrutural, mas para apoio dos estribos. Episódio comum em vigas.

      Não tenha receio em perguntar, pois presumo que assim como eu sou questionado, ele terá grande prazer em explicar o que ocorre nos pontos geradores de dúvidas.

      _________________
      Abraços e bons trabalhos.

      Projetos e Consultorias em materiais
      Soluções sustentáveis
      Engenharia Diagnótica

      Guilherme Custódio Garcia Jr
      garc.engineer@gmail.com
      11- 2306 4800
      11- 9 8516 0420

      MeketrefiS
      postou em Qui, 18 Jul 2013, 22:08
      Usuário Nível 3 | Mensagens: 130

        Mesmo sendo aço em bitolas pequenas, por norma é necessário um area minima de aço, tambem conhecido como Porta Estribos. Esta area minima é calculada : Asmin = 0,15 x b x h / 100 [cm²], sendo b a largura e h a altura da viga em cm. Se uma viga possui aço, ele tem função estrutural.

        _________________
        mhfranhan@uol.com.br
        (11) 9320.5399

        Bitola de Ferragens em Vigas

        IsaacdeCristo
        postou em Sex, 19 Jul 2013, 13:02
        Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

          Prezado Freitas,

          Na verdade, esta é a maneira correta de economizar, desde que se siga a seção de aço calculada para cada peça estrutural. Comumente nas vigas bi-apoiadas e contínuas as armaduras "positivas" ficam na parte de baixo, razão pela qual esta deve ser com ferro mais grosso. Talvez você perceba que em alguns casos a ferragem apareça com os ferros mais grosso na parte de cima, comumente isso se dará, por exemplo, quando houver viga em balanço...

          Boa sorte!

          _________________
          Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
          Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
          Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising



          Responder Mensagem

          • Tópicos relacionados

          Cálculo Estrutural