O Gerenciamento de Projetos de Engenharia Civil


Responder Mensagem

O Gerenciamento de Projetos de Engenharia Civil

Bruno Augusto MS
postou em Dom, 21 Jul 2013, 11:25
Usuário Nível 1 | Mensagens: 4

    Bom dia a todos,

    Gostaria da opinião do leitores do fórum sobre a importância do Gerenciamento de Projetos e seus campos do conhecimento para a Construção Civil.


    _________________
    Bruno Augusto MS
    Internet Marketer e Redator Freelancer
    http://aengenhariaemfoco.blogspot.com.br

      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    O Gerenciamento de Projetos de Engenharia Civil

    IsaacdeCristo
    postou em Seg, 22 Jul 2013, 08:14
    Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

      Prezado Bruno,

      É de importância muito grande, principalmente no mundo capitalista e competitivo em que vive a Construção Civil. Nossa dificuldade é encontrar um software que seja de veras EFICIENTE e que tenha preço competitivo. Em minha opinião, muitos produtores de software, pelo fato de não serem técnicos da área Civil e não lançarem mão de efetiva consultoria de profissionais qualificados e experientes, produzem softwares que sempre deixam a desejar.

      Boa sorte!

      _________________
      Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
      Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
      Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)

      odilonjunior
      postou em Seg, 22 Jul 2013, 11:04
      Usuário Nível 1 | Mensagens: 16

        Bom Dia Bruno
        O gerenciamento de projetos é de extrema importância nos dias atuais, principalmente se o construtor trabalha para órgãos públicos. Não basta apenas executar a atividade. Além de um controle rigoroso em toda parte de insumos e mão de obra, a parte de documentação é primordial para a prestação de contas ao ministério público, parte que cabe ao fiscal da prefeitura que recebe para isso mas que, quase sempre, obriga o empreiteiro a fazer.
        Acredito que o gerenciamento só deva ser feito por um engenheiro com experiência vasta no canteiro de obras, mas é comum nas construtoras designar o levantamento de quantitativos aos estagiários, por se tratar de um trabalho "chato", "cansativo" e que toma muito tempo, o que ao meu ver, é um grande erro.
        Como o Isaac disse bem, hoje não existem softwares completos para o gerenciamento de projetos e a grande maioria deles podem ser muito bem substituídos por uma planilha do Excel bem montada devido a relação custo/benefício.
        Fato é que, nos dias atuais, é quase impossível gerenciar a papelada, os projetos, a compra do material, o frete até a obra, a instalação, maquinário, mão de obra, controle de qualidade e estoque, enfim tudo de uma obra sem um planejamento e sem um profissional capacitado.

        Tenho muito material de gerenciamento de obra e caso tenha interesse, posso lhe enviar.
        Abraço

        Bruno Augusto MS
        postou em Seg, 22 Jul 2013, 22:06
        Usuário Nível 1 | Mensagens: 4

          Gostei muito da opinião de você. Também acho que existem lacunas nessas áreas citadas. Obrigado por darem suas opiniões!

          _________________
          Bruno Augusto MS
          Internet Marketer e Redator Freelancer
          http://aengenhariaemfoco.blogspot.com.br

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising



          Responder Mensagem


          Construção civil, discussões gerais