- odilonjunior
- postou em Seg, 22 Jul 2013, 11:04
- Usuário Nível 1 | Mensagens: 16
Bom Dia Bruno
O gerenciamento de projetos é de extrema importância nos dias atuais, principalmente se o construtor trabalha para órgãos públicos. Não basta apenas executar a atividade. Além de um controle rigoroso em toda parte de insumos e mão de obra, a parte de documentação é primordial para a prestação de contas ao ministério público, parte que cabe ao fiscal da prefeitura que recebe para isso mas que, quase sempre, obriga o empreiteiro a fazer.
Acredito que o gerenciamento só deva ser feito por um engenheiro com experiência vasta no canteiro de obras, mas é comum nas construtoras designar o levantamento de quantitativos aos estagiários, por se tratar de um trabalho "chato", "cansativo" e que toma muito tempo, o que ao meu ver, é um grande erro.
Como o Isaac disse bem, hoje não existem softwares completos para o gerenciamento de projetos e a grande maioria deles podem ser muito bem substituídos por uma planilha do Excel bem montada devido a relação custo/benefício.
Fato é que, nos dias atuais, é quase impossível gerenciar a papelada, os projetos, a compra do material, o frete até a obra, a instalação, maquinário, mão de obra, controle de qualidade e estoque, enfim tudo de uma obra sem um planejamento e sem um profissional capacitado.
Tenho muito material de gerenciamento de obra e caso tenha interesse, posso lhe enviar.
Abraço