Senhores,
Estou ampliando a casa e fiz mais dois quartos, os quais formam um retângulo externamente de 7,40 x 5,20m. Sobre estes quartos estou querendo colocar uma laje (38,50m2) considerando que em minha região (São Luís- MA) o preço de um telhado cerâmico ou de telhas de concreto é superior ao valor da laje.
O grande problema é que não pensei na laje (tampouco sua estrutura) no começo da construção, logo, o pedreiro fez sapatas pouco profundas (40 ou 50cm), mas suficientes para fixar as treliças das coluninhas verticais que se juntariam à cinta de amarração das paredes (aqui, esta é a praxe).
Ocorre que as treliças JÁ ESTÃO CONCRETADAS ÀS SAPATAS, faltando apenas concretá-las à altura das paredes caso eu desista da idéia de pôr laje. Ao saber da minha vontade de colocar laje, o pedreiro afirmou que “basta comprar as armaduras de ferro e colocá-las no lugar das treliças etc”.
Minhas indagações são:
1) A armadura de ferro deve ser OBRIGATORIAMENTE concretada no interior da sapata? Ou poderia ser apenas encostada “sobre” a sapata?
2) As seis sapatas que tenho seriam suficientes? E o fato de serem pouco profundas? (a laje seria premoldada, de isopor, com espessura de 4 ou 5cm de concreto (3850kg ou 4800kg, respectivamente, considerando que o m3 do concreto pesa 2500kg). E seria destinada, a princípio, à função de teto.
P.S.: Não tenho nenhum engenheiro na família e contratar um está fora da minha realidade.