CONTRUÇÃO D EUM MURO DE ARRIMO


Responder Mensagem

CONTRUÇÃO D EUM MURO DE ARRIMO

Renato Gomes
postou em Qua, 11 Set 2013, 14:00
Usuário Novato | Mensagens: 2

    Boa tarde amigos, sou estudante de civil mais ainda no 4º semestre e ainda não atuo na area, portanto sem muita experiencia no assunto.

    Preciso da ajuda de vocês. Tenho que fazer um muro de arrimo para aterrar e nivelar meu terreno.

    Trocando ideia com meu pedreiro e usando um pouco do que eu ja aprendi, resolvi projetado como vou descrever.

    O local é terra firme a inclinação do terreno + - 45º, para nivelar, a altura do muro será + - 2,10 m. o comprimento do muro é 20 metros de comprimento por 6m de largura e a distancia entre o ponto de nivel e o muro são 6 metros, portanto se eu não estiver errado minha area de aterro será de 126 m2.

    Pensei na seguinte estrutura.:


    13 sapatas de 40x40
    13 colunas duplas 20x40 com 6 ferros 3/8 a cada 2 metros
    muro com blocos de 20 cintados com canaleta de 20 a cada 0,50cm com barra de 3/8.

    Em cada coluna será preso um gigante ( viga inclinada de 10x15 de 3,5 m, presa a uma coluna de 1,00 m concretada no solo firme.

    Antes e durante o aterro será colocado canos para drenagem de infiltração.

    Antes do aterro
    Vou impermeabilizar o baldrame ( base do muro ) as colunas a parede interna e também os gigantes para evitar infiltrações que ao longo do tempo possam corroer a ferragem e comprometer a estrutura.

    Gostaria da ajuda e opnião de vocês sobre essa estrutura, se esta boa ou exagerada, se falta algo que estou esquecendo, ou por inexperiência deixando de fazer.

    Desde ja agradeço a colaboração.

    Renato


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Construção de muro de arrimo - Estrutura

    IsaacdeCristo
    postou em Qua, 11 Set 2013, 16:41
    Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

      Prezado Renato,

      Para a estrutura do muro de arrimo, cuja função principal é reagir contra esforços HORIZONTAIS do terreno/aterro... a fundação em sapata tradicional é pouco eficiente e portanto não aconselhável. Teria de ser estudando uma fundação em estacas ou do tipo:

      ------>__ ______________________________
      ------>|..| XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX_/
      ------>|...| XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX_/
      ------>|...| XXXX A T E E R O X XXXXX_/
      ------>|....| XXXXXXXXXXXXXXX_/
      ------>|....| XXXXXXXXXXX_/
      ------>|.....| XXXXXXX_/
      --->._ |.....|_XXXXXX_/
      --->|____________|

      ASPECTO EM CORTE


      Editado pela última vez por IsaacdeCristo em Qua, 11 Set 2013, 18:18, num total de 1 vez
      _________________
      Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
      Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
      Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)

      Renato Gomes
      postou em Qua, 11 Set 2013, 17:30
      Usuário Novato | Mensagens: 2

        Obrigado pela dica Isaac vou procurar algo parecido com o que você sugeriu, para poder entender a montagem da estrutura.

        Impermeabilização

        rafakazu
        postou em Qua, 28 Nov 2018, 14:45
        Usuário Novato | Mensagens: 1

          Renato como foi feita a sua impermeabilização?
          Estou com um muro de arrimo feito porem a minha duvida é a seguinte. Preciso realmente fazer toda impermeabilização do muro sendo que irei concretar toda a área do aterro? Agradeço desde ja. Obrigado.

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising



          Responder Mensagem

          • Tópicos relacionados

          Construção civil, discussões gerais