Procuro parceiros (empresas ou instituições de ensino) para poder divulgar e oferecer um local para que eu possa ministrar o curso de Orçamento de Obras que elaborei e que já o ministro a 4 anos em instituições como a FUNETEC-PB - Fundação de Educação Tecnológica e Cultural da Paraíba em João Pessoa - PB e o IPA - Instituto Paulo Apóstolo no Rio de Janeiro. Sou do Rio de Janeiro mas posso ministrar o curso em qualquer lugar do Brasil.
Os profissionais da área de engenharia civil, arquitetura e técnico em edificações, tem muita dificuldade nessa área, por não ter recebido em seu curso de graduação uma orientação completa sobre o tema e quando chegam ao mercado de trabalho tem muita dificuldade ou nenhuma condição de confeccionar um orçamento de uma obra por mais simples que seja.
Segue abaixo informações sobre o curso:
Orçamento de Obras
Objetivo:
O objetivo do curso de Orçamento de Obras Civis consiste em apresentar aos participantes como se elabora um orçamento, desde o recebimento do projeto até sua apresentação ao cliente final, passando por todas as etapas de elaboração do mesmo. Aos profissionais e empresas que já possuem conhecimento no assunto, aprimorar seus conhecimentos e apresentar técnicas de elaboração detalhadas do processo de orçamentação de obras civis.
São apresentadas as técnicas de orçamento tradicionalmente aplicadas nas empresas de construção, enriquecidas com sugestões para a obtenção de maior precisão e rapidez, fornecendo planilhas, textos, aplicativos e material didático para a imediata elaboração de um orçamento após a conclusão do curso.
Carga Horária:
10 Horas
Conteúdo Programático:
1 - O que é Orçamento de Obras Civis.
1.1 A importância do orçamento na execução, gerenciamento e planejamento de uma obra;
1.2 Tipos de Orçamento de Obras Civis: Obras públicas e privadas, (industriais, comerciais e residenciais);
1.3 Composição do orçamento: Custo direto + Custo indireto + Lucro + Impostos;
2 - Componentes básicos para o início da Elaboração de um Orçamento de Obras Civis.
2.1 Projeto Arquitetônico ou qualquer desenho que sirva de base para a execução da obra e consequentemente para a elaboração do orçamento;
2.2 Memorial Descritivo: especificação de todos os materiais que serão utilizados na execução da obra;
2.3 Quantificação da obra: Cálculo de todos os quantitativos do projeto, desde a limpeza do terreno / demolições até o acabamento final / telhado.
2.4 Condições contratuais claras, inclusive com critérios de medição, definição de responsabilidades, definindo-se demais fatores que possam influenciar no custo total.
2.5 Confecção da planilha orçamentária.
3 - Cotação de preços:
3.1 Cotação de insumos, equipamentos, custos de mão de obra direta, empreiteiros, despesas indiretas, etc.
3.2 Formas de obtenção de cotações de preços, modelos de solicitação de cotação de preços;
4 - Composição de Preços Unitários
4.1 Definição de Composição de preços Unitários: Composições, Insumos, Consumo, Conteúdo do Serviço, Procedimento Executivo;
4.2 Montando uma composição pronta ou uma nova composição;
5 - Montando o Orçamento de Obras Civis.
5.1 Lançamento dos itens da planilha orçamentária com os custos diretos definidos pelas composições de preços unitários;
5.2 Composição dos custos indiretos;
5.3 BDI – Bônus de Despesas Indiretas: O que significa, como formar o BDI, como definir o lucro e os impostos;
5.4 Fechamento da Planilha Orçamentária : Preço de Venda.
6 - Apresentação do Orçamento ao Cliente Final
6.1 Modelos de Planilha Orçamentária;
6.2 Modelos de Carta Proposta;
6.3 Modelos de Cronograma de obra;