URGENTE, dúvida cruel


Responder Mensagem

URGENTE, dúvida cruel

aloweb
postou em Qui, 07 Nov 2013, 21:27
Usuário Novato | Mensagens: 2

    Amigos, vou concretar uma laje h20 de 70mt com vão livre de 6,7mt (vai ter parede sob vão livre na parte superior)

    O motivo da minha preocupação é que as colunas de sustentação foram feitas com 4 ferros de 8mm / 20cm x 20cm por 3.10 de altura cada (são 12 colunas). A sapata de cada soluna é 45x45x25 de altura e em baixo de cada sapata uma broca (com mesma ferragem) de 2mt de fundura.

    A casa também possui um baldrame feito contra barranco de 25cmx25cm (mesmo tipo de ferragem tb)

    Eu sou engenheiro de software e pelos calculos que fiz esta ferragem esta inferior ao peso da laje h20 ainda mais pelo fato de ser um sobrado com mais uma laje h8 e telhado em cima.

    Alguém poderia me dar uma sugetão?

    Outra informação é que toda a casa foi construída utilizando bloco-semi-estrutural de concreto.

    Muuuiitooo obrigado


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    URGENTE, dúvida cruel

    IsaacdeCristo
    postou em Sex, 08 Nov 2013, 09:09
    Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

      Caro Amigo,

      Não vá em frente sem contratar imediatamente um ESTRUTURALISTA. Percebo claramente, pela sua descrição, que as armaduras estão subdimensionadas e que para estas sapatas serem suficientes para a carga desta obra, o solo teria que ter uma admissibilidade muito alta, pois se já estabilizado, ele suportar 2kgf/cm², cada sapata só suportaria 3,2 toneladas, se suportar 4kgf/cm², suportaria 6,4 toneladas e ainda que fosse 5kgf/cm², (uma admissibilidade para solos bastante resistentes), ela só suportaria 8 toneladas, ao passo que para esta última, uma sapata com base de 1m x 1m poderia suportar cerca de 50 toneladas.

      Boa sorte!

      (SE GOSTAR DA RESPOSTA CURTA ABAIXO MINHA PÁGINA NO FACE)

      _________________
      Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
      Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
      Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)

      Muito obrigado.

      aloweb
      postou em Sex, 08 Nov 2013, 12:06
      Usuário Novato | Mensagens: 2

        Muito obrigado pela dica.

        Fiz uma verificação e o solo é realmente firme. Mas realmente acho que esta subdimencionado. Como falei, não sou eng civil e sim de Software, mas fiquei um tanto preocupado com os cálculos que fiz.

        Normalmente oque é possível fazer para se reforçar uma estrutura destas?

        Forte abraço...

        Kamena302
        postou em Sex, 22 Nov 2013, 10:08
        Usuário Novato | Mensagens: 1

          Isso mesmo o portão vai ser fixado nos pilares, mas só citei o portão para ideia do local, o mesmo não precisa ser usado para o calculo da viga que preciso.

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising


          riham
          postou em Qui, 04 Dez 2014, 02:19
          Usuário Novato | Mensagens: 1

            Caro Adriano,

            Sem avaliar as reais condições de uso, é difícil haver tomada de decisão.

            No entanto é tranquilo afirmar a baixa capacidade a abrasão do revestimento, considerando o traço mencionado.

            Abraços,


            Responder Mensagem

            • Tópicos relacionados

            Cálculo Estrutural