URGENTE, dúvida cruel


Responder Mensagem

URGENTE, dúvida cruel

aloweb
postou em Qui, 07 Nov 2013, 21:27
Usuário Novato | Mensagens: 2

    Amigos, vou concretar uma laje h20 de 70mt com vão livre de 6,7mt (vai ter parede sob vão livre na parte superior)

    O motivo da minha preocupação é que as colunas de sustentação foram feitas com 4 ferros de 8mm / 20cm x 20cm por 3.10 de altura cada (são 12 colunas). A sapata de cada soluna é 45x45x25 de altura e em baixo de cada sapata uma broca (com mesma ferragem) de 2mt de fundura.

    A casa também possui um baldrame feito contra barranco de 25cmx25cm (mesmo tipo de ferragem tb)

    Eu sou engenheiro de software e pelos calculos que fiz esta ferragem esta inferior ao peso da laje h20 ainda mais pelo fato de ser um sobrado com mais uma laje h8 e telhado em cima.

    Alguém poderia me dar uma sugetão?

    Outra informação é que toda a casa foi construída utilizando bloco-semi-estrutural de concreto.

    Muuuiitooo obrigado


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    URGENTE, dúvida cruel

    IsaacdeCristo
    postou em Sex, 08 Nov 2013, 09:09
    Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

      Caro Amigo,

      Não vá em frente sem contratar imediatamente um ESTRUTURALISTA. Percebo claramente, pela sua descrição, que as armaduras estão subdimensionadas e que para estas sapatas serem suficientes para a carga desta obra, o solo teria que ter uma admissibilidade muito alta, pois se já estabilizado, ele suportar 2kgf/cm², cada sapata só suportaria 3,2 toneladas, se suportar 4kgf/cm², suportaria 6,4 toneladas e ainda que fosse 5kgf/cm², (uma admissibilidade para solos bastante resistentes), ela só suportaria 8 toneladas, ao passo que para esta última, uma sapata com base de 1m x 1m poderia suportar cerca de 50 toneladas.

      Boa sorte!

      (SE GOSTAR DA RESPOSTA CURTA ABAIXO MINHA PÁGINA NO FACE)

      _________________