disponibilidade de software


Responder Mensagem

disponibilidade de software

claudete
postou em Seg, 26 Mar 2007, 21:14
Usuário Novato | Mensagens: 1

    Pessoal,
    eu não sou da área de vcs, sou da área de computação, aliás pretendo me formar na área e havia escolhido a área de vcs pra fazer meu projeto de conclusão de curso (graduação), mas encontrei dificuldade pra isso, pq pelo q parece, vcs já tem uma vasta gama de sw disponível... e ainda não achei uma brecha na área de TI (q deve ter, sempre há algo pra melhorar) em construção civil q eu poderia fundamentar minha monografia...
    Alguém pode me ajudar, sugerir algo?
    Gostaria de saber se há um sw q gerencie TODOS os documentos gerados num projeto de construção civil, se há um q consiga integrar os vários ramos de um projeto de construção - projeto hidráulico, elétrico, design, arquitetônico... (desculpem minha ignorância).
    Desde já agradeço...


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    EngClaudio
    postou em Seg, 26 Mar 2007, 23:42
    Usuário Nível 1 | Mensagens: 46

      Um software que gerencie TUDO não conheço, nem sei se existe... aliás acho impossível existir um.

      Eu, por exemplo, começo pelo projeto arquitetônico no AutoCAD, depois faço o estrutural no Eberick, os projetos de instalações prediais (elétrico, hidráulico, etc...) no CADProj (que roda no autocad)...

      Depois vou para as planilhas do excel e para um bom software de orçamento de obras... faço todo o orçamento da obra... depois segue para o MS Project, monto o cronogragama da obra... abro meu sw de cadastros, contato fornecedores, operários, monto as equipes, e pronto.

      Tá bem resumido o trabalho, na verdade deve entrar aí no meio mais uns 5 programas para cálculos específicos e claro, o mais importante: o cérebro do engenheiro, porque nem tudo os programas fazem, ou fazem bem. Tudo o que os programas fazem precisa ser analisado depois, eu mesmo aceito o resultado dos programas como sugestões, eu posso aceitar ou não.

      Todos documentos em um único lugar

      custodio.r.ricardo
      postou em Sex, 28 Ago 2009, 01:01
      Usuário Novato | Mensagens: 1

        Claudio concordo com você que é ainda não exista uma forma de gerenciar tudo o que se faz numa obra em apenas um sistema de computador. Até porque para cada especialidade existe um software melhor do que outro e assim acabamos optando por usar vários, e mantendo o "índice" da obra nas nossas cabeças.

        Mas hoje já temos a disposição uma gama de produtos com o intuito de unir a informação dispersa em cada disciplina da construção. Um exemplo disso são os sistemas de gestão de documentos (ou GED - gestão eletrônica de documentos), cujo objetivo é armazenar os documentos, categorizá-los, facilitar a pesquisa de informações, prover segurança, compartilhar, promover o fluxo de trabalho em equipe ou entre clientes, etc. Este tipo de sistema também pode ser usado e com inúmeras vantagens no mundo da construção, já que é um dos ramos que mais geram informações.

        Em geral o custo deste software ainda é caro para pequenas empresas, mas algumas soluções vem se tornando cada vez mais acessíveis.

        Deixo o meu contato para todos que interessarem mais sobre o assunto:
        ricardo.custodio@coobus.com.br

        _________________
        Ricardo R. Custódio
        Consultor
        www.coobus.com.br


        Responder Mensagem


        Programas e apps de construção civil