Segurança do trabalho: Prevenção reduz acidentes nas obras
Levantamento feito pelo Sindicato das Indústrias da Construção Civil de Criciúma (Sinduscon) aponta uma redução de 45% no número de acidentes de trabalho. Os dados são de uma pesquisa feita pelo sindicato e revelam que o investimento feito em prevenção deu resultado. A redução foi sentida em todas as áreas de atuação dos funcionários das empresas ligadas ao Sinduscon.
O trabalho começou em 2004 com a contratação de um engenheiro de segurança e a partir do ano passado os dados passaram a ser monitorados oficialmente. No primeiro semestre de 2006 aconteceram 27 acidentes no total. Já no segundo, o número caiu para 15, havendo uma redução de 45%. Além disso, desde 2005 as empresas associadas ao Sinduscon não registram acidentes fatais nas obras.
A redução do número de acidentes é fruto da preocupação das empresas associadas em investir em prevenção. "A prevenção de acidentes mostra a preocupação das empresas com a segurança dos trabalhadores. A redução foi obtida porque contratamos um engenheiro de segurança e passamos a traba- lhar com treinamentos, investir em equipamentos adequados e com a supervisão de técnicos" diz o presidente do Sinduscon/Criciúma, Olvacir Bez Fontana.
Os setores da construção civil que mais registravam acidentes de trabalho sempre foram carpintaria e concretagem, mas no passado eles tiveram redução. No primeiro semestre de 2006 as empresas da construção civil registraram seis acidentes na concretagem e sete na carpintaria. Já no segundo semestre os registros caíram para dois nas duas áreas. Para o Engenheiro de Segurança do Sinduscon, Paulo Vilaça, o trabalho intensivo nessas áreas deve reduzir ainda mais as ocorrências.
Fonte: Jornal A Tribuna