como calcula-se o spt(standart penetration test)


Responder Mensagem

como calcula-se o spt(standart penetration test)

Eng. Daniel
postou em Qui, 17 Jan 2008, 15:27
Visitante

    Estou cursando o primeiro periodo de engenharia civil na Universidade Federal de Uberlandia, e puxei a materia "Geologia Aplicada", e o professor não foi muito claro ao explicar o calculo de spt, por sondagem a percussão, alguem poderia me ajudar me explicando?

    Desde já agradeço.


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    robmag
    postou em Ter, 13 Jan 2009, 21:58
    Colaborador Nível 1 | Mensagens: 275

      Caro futuro eng. Daniel

      Crava-se o amostrador no solo através de golpes do soquete, e nos últimos 45 cm de cada metro cravado, faz-se 3 contagens:

      - nº de golpes nos primeiros 15 cm = A
      - nº de golpes no segundo 15 cm = B
      - nº de golpes nos últimos 15 cm = C

      O SPT é igual à soma B + C, isto é, é o número de golpes para cravar os últimos 30 cm de cada metro de sondagem.

      A tensão admissível do solo (TA), ou seja a capacidade de carga do solo (em kgf/cm2) é igual a TA = SPT / 5ou3.

      Como é uma correlação empírica, a prática brasileira que é mais conservadora, recomenda dividir por 5.

      _________________
      Cálculo estrutural CA/Fundações/Metálicas
      Programador LISP para AutoCAD
      www.robertomagnani.com.br (http://www.robertomagnani.com.br)
      robertomagnani@uol.com.br

      SPT

      lucciluciano12
      postou em Seg, 26 Jan 2009, 12:00
      Usuário Novato | Mensagens: 1