Fundação para máquinas


Responder Mensagem

Fundação para máquinas

Kleberamos
postou em Sáb, 19 Jan 2008, 13:52
Usuário Novato | Mensagens: 2

    Caros, sou eng. mecânico; não entendo nada de solo e nada de concreto. Estou desenvolvendo um projeto de um equipamento de processo industrial; este é composto por vários equipamentos (uns estáticos como tanques e outros dinâmicos como compressores).
    Gostaria de vcs uma "luz" para uma provável solução de fundação (base) para dois equipamentos. Já adianto que não sabemos nada sobre o solo do local de instalação, isto é, não foi feita nenhuma sondagem; posso apenas disser que esse terreno já foi aplainado, onde um metro de profundide de terra vermelha foi retirada deste local (o local fica nas proximidades da cidade de Rio Claro/SP). Como disse não entendo nada de solos, então me descupem se falo aki bobagens, mas, ao que me parece, esta terra retirada é uma terra de fácil compactação (não é areia, não é rocha dura) e durante o trabalho da escavadeira não surgiu nenhum indicio de água no solo (presumo que por ali não existia nenhum “banhado”).

    Os "caras" (cliente e fornecedor) não querem gastar com mais nada, isto é, eles não querem gastar com a análise do solo. Logo, "eu tenho que dar os meus pulos", por isso venha pedir a sugestão de vcs:

    1. Preciso dimensionar uma base para uma máquina rotativa (baixa vibração) e que pesa 3.000kg; e,

    2. Preciso dimensionar uma base para dois tanques (eles vão estar um do lado do outro, bem próximos de modo que possa instalá-los sobre uma única base); os dois tanques juntos pesam 15.000kg e cada um deles é suportado por 4 pés (colunas);

    Alguém pode me dar umas dicas? Por favor! Obrigado!


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    John Holmes
    postou em Seg, 10 Mar 2008, 00:49
    Visitante

      Sabe como se chama isso? Economia porca...

      Contrate uma empresa de sondagem e faça apenas alguns furos. Um engenheiro civil fará o projeto de fundação, o qual se torna muito simples, uma vez com os dados da investigação do solo em mãos...

      No final das contas, você não arriscará em jogar seu nome na lama e o trabalho final não sairá tão caro quanto parece (este tipo de trabalho é muito difundido, trivial e barato).

      telles0808
      postou em Sex, 15 Mai 2009, 09:02
      Usuário Nível 1 | Mensagens: 6

        Posso projetar para você sem a sondagem, já que há meios de utilizar a bibliografia para isto, porém, irá ficar mais custoso o material, pois terei de utilizar outros coeficientes de segurança e ainda prever para a pior situação independente do solo ao qual elas irão se encontrar.

        Ou seja, irá ficar com um projeto menos custoso em detrimento da execução muito custosa.

        Eng. André
        postou em Sex, 15 Mai 2009, 20:18
        Colaborador Nível 1 | Mensagens: 282

          Faça a sondagem do solo, o custo é muito baixo em referencia o que vai gastar na obra sem a mesma, garanto a você que com o relatório de sondagem do solo onseguirá economizar até 40% com a obra incluindo a sondagem.

          _________________
          Eng. André Pinheiro
          ZANOLLIN Soluções Estruturais
          E-mail: eng.andrepinheiro@gmail.com
          Skype: eng.pinheiro
          Fone: 19 3579 5051
          Cel. : 19 97415 7770

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising


          robmag
          postou em Dom, 17 Mai 2009, 19:29
          Colaborador Nível 1 | Mensagens: 275

            Caro Kleberamos

            Se você puder fornecer o peso, a frequência e o espaço disponível para a base das máquinas, talvez seja possível o seu dimensionamento.

            É preciso determinar a frequência operacional e a frequência ressonante do conjunto máquina + base.

            _________________
            Cálculo estrutural CA/Fundações/Metálicas
            Programador LISP para AutoCAD
            www.robertomagnani.com.br (http://www.robertomagnani.com.br)
            robertomagnani@uol.com.br


            Responder Mensagem

            • Tópicos relacionados

            Construção civil, discussões gerais