Caros, sou eng. mecânico; não entendo nada de solo e nada de concreto. Estou desenvolvendo um projeto de um equipamento de processo industrial; este é composto por vários equipamentos (uns estáticos como tanques e outros dinâmicos como compressores).
Gostaria de vcs uma "luz" para uma provável solução de fundação (base) para dois equipamentos. Já adianto que não sabemos nada sobre o solo do local de instalação, isto é, não foi feita nenhuma sondagem; posso apenas disser que esse terreno já foi aplainado, onde um metro de profundide de terra vermelha foi retirada deste local (o local fica nas proximidades da cidade de Rio Claro/SP). Como disse não entendo nada de solos, então me descupem se falo aki bobagens, mas, ao que me parece, esta terra retirada é uma terra de fácil compactação (não é areia, não é rocha dura) e durante o trabalho da escavadeira não surgiu nenhum indicio de água no solo (presumo que por ali não existia nenhum “banhado”).
Os "caras" (cliente e fornecedor) não querem gastar com mais nada, isto é, eles não querem gastar com a análise do solo. Logo, "eu tenho que dar os meus pulos", por isso venha pedir a sugestão de vcs:
1. Preciso dimensionar uma base para uma máquina rotativa (baixa vibração) e que pesa 3.000kg; e,
2. Preciso dimensionar uma base para dois tanques (eles vão estar um do lado do outro, bem próximos de modo que possa instalá-los sobre uma única base); os dois tanques juntos pesam 15.000kg e cada um deles é suportado por 4 pés (colunas);
Alguém pode me dar umas dicas? Por favor! Obrigado!