- gabriel.ishida
- postou em Seg, 23 Mai 2011, 23:31
- Usuário Nível 1 | Mensagens: 6
Olá Hélio.
A laje inclinada não é um problema, desde que seguidos os procedimentos.
Observe que se você armar o trilho no sentido da queda, será mais fácil apoiar a contraflecha no vão para a concretagem. Mas esta deverá ser travada com diagonais pois a tendencia dela é escorregar pro lado mais alto (perigoso pois se escapar e a laje desabar pode ser bem grave)
Se armar no outro sentido será melhor para o apoio, desde que travado nas paredes laterais, mas deverá ser montado inclinado o apoio com contraflecha (desconto para a laje ceder e ficar certinha).
Além disso, um cuidado extra deve ser dado com a amarração dos trilhos na viga armada em concreto, de amarração encimando a parede de apoio, pois a laje vai gerar tensões horizontais então o conjunto deve contar com mais estrutura que o próprio tijolo e alguns pilares simples.
Cuidado também com o slump do concreto, que não deve ser muito fluido para não escorrer nos trilhos, e além disso como toda laje deve ser concretada de uma vez. Não se esqueça de deixar arranques da viga inferior para as do "oitão" ou platibandas, pois a transição é necessária com vínculo rígido devido as tensões horizontais.
Quanto ao ângulo, pode ser em torno de 16,70° que corresponde a uma inclinação de 30%, ou de 15° para coberturas de baixa inclinação (telhado ceramico), como a plan (verifique com o fornecedor ou fábrica a inclinação correta)
para telhados em fibrocimento é claro q não é necessário laje inclinada, pois o madeiramento é mínimo e não fica bonito uma laje "mais ou menos" inclinada, que é o efeito final.
Para reduzir a transmissão de calor, utilize subcobertura aluminizada tipo foil, flexível, que inclusive ajudará na impermeabilização.
A galga pode ser feita com massa de assentamento utilizando-se um ripão de guia, chanfrando a massa para o lado de baixo e deixando o lado reto pra cima. A subcobertura vai acima disso, mas verifique com um pedaço para teste se não vai interferir no assentamento, provavelmente não.
_________________
Att. Arq. Gabriel Noboru Ishida
www.arkdesign.com.br