Como agilizar levantamentos quantitativos?


Responder Mensagem

Como agilizar levantamentos quantitativos?

Corghi
postou em Ter, 18 Mar 2014, 12:31
Usuário Nível 1 | Mensagens: 4

    Pessoal, trabalho na área de orçamentos a algum tempo, e venho tentando agilizar o processo de levantamento quantitativo das obras. Abri este tópico pra trocarmos ideias, cada um expor o método que usa, para que todo mundo possa ter uma outra visão sobre isso. Quando entrei aqui, era tudo feito manualmente. Com o tempo, desenvolvi uma planilha para o Excel para agilizar um pouco, mas sinto que ela ainda precisa de ajustes. O que vocês costumam fazer? Como procedem?


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    levantamentos quantitativos

    dataobra
    postou em Ter, 18 Mar 2014, 23:19
    Usuário Nível 1 | Mensagens: 12

      Escrevi um ebook em que abordo orçamentos de obra em geral, e em particular as maneiras mais práticas que encontrei para fazer esses levantamentos. Forneço inclusive modelos de planilha.

      Qualquer um pode se cadastrar para receber o ebook, acessando:

      http://www.planejax.com.br/teste/institucional/squeeze01.html

      Aceito comentários e sugestões.

      Corghi
      postou em Qua, 19 Mar 2014, 07:10
      Usuário Nível 1 | Mensagens: 4

        obrigado pela ideia, dataobra, mas infelizmente não vi nada de novo no seu ebook que pudesse me ajudar. Agradeço a disposição em trocar idéias.

        dataobra
        postou em Qua, 19 Mar 2014, 21:37
        Usuário Nível 1 | Mensagens: 12

          Você tem alguma duvida ou questão mais especifica que queira discutir? Que aspecto da sua planilha gostaria de melhorar?

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising


          Corghi
          postou em Qui, 20 Mar 2014, 06:57
          Usuário Nível 1 | Mensagens: 4

            minha planilha basicamente substitui o cálculo manual pelo automatizado, visto que só preciso inserir os dados de entrada (dimensões dos ambientes, pé direito, etc) para obter os resultados que preciso. O que eu quero saber é se ainda é possível ir mais longe com isso, ou se daqui pra frente, pra deixar o método mais rápido, só usando o BIM mesmo.

            dataobra
            postou em Qui, 20 Mar 2014, 11:35
            Usuário Nível 1 | Mensagens: 12

              O excel tem as suas qualidades, mas chega um ponto em que começa a ficar inviável. Aí surge a necessidade de um software específico de orçamentos.

              O levantamento quantitativo é apenas uma das etapas do orçamento e planejamento. É importante, por exemplo, ter um banco de dados de CPUs.
              O software vai gerenciar isso, e também emitir relatórios, como tabela ABC e outras.

              O ideal é que o memorial quantitativo já seja integrado no sistema, para evitar o trabalho de transcrever ou exportar dados.

              Na pratica vão aparecendo dificuldades, como por exemplo: fazer o levantamento de chapisco, emboço, massa corrida e pintura, em que todos são a mesma quantidade de m2. O problema é manter tudo sincronizado, para quando mudar em um lugar, mudar nos outros também.

              Agora a coisa fica brava quando se trata de um edificio multi-pavimentos, porque voce precisa separar o quantitativo de cada pavimento por causa do cronograma. O software deve facilitar essas coisas, por isso é preciso ficar atento na hora de adquiri-lo.

              O BIM não vai ser uma solução mágica, talvez nem seja indicado em muitos casos.

              Bom, as questões são diversas, o negócio é trocar experiencias

              Corghi
              postou em Qui, 20 Mar 2014, 12:15
              Usuário Nível 1 | Mensagens: 4

                o excel uso so pra quantitativos mesmo, visto que acho muito trabalhoso fazer os cálculos manualmente. Já temos um software de orçamento para o restante do processo. Obrigado pela ajuda. Acho que o posso fazer é aprimorar a minha tabela aqui, pra deixar o mais simples e eficiente possível, e minimizar o uso de papel e caneta =)

                  Responder com Citação

                Fórum E-Civil
                postou em
                Advertising



                Responder Mensagem


                Construção civil, discussões gerais