Bom dia, sou estudante de engenharia civil e estou precisando dimensionar uma estrutura, que parecer ser aparentemente simples, mas estou com dificuldades com que consideração devo fazer. A estrutura é o seguinte:
São 4 pilares. Na direção x, o vão é de 3,40m e na direção y, o vão é de 3,80m. A estrutura não tem vigas, a alvenaria é estrutural e a laje prolonga 0,80 m em todas as direções, ou seja, a dimensão da laje é de 5,0 x 5,4 metros.
Se eu usar a tabela de Czerny, acretdo estar cometendo um erro, pois a tabela não mostra a laje em balanço e que não tem vigas para receber a carga da laje. Elas vão para para o pilar e para a alvenaria. Se eu dimensionar, disconsiderando a alvenaria estrutural, acredito que minha estrutura vai ficar com deformação e momentos diferentes do real e teria que dimensionar para punção, que na prática, acredito que não deve existir, por causa da alvenaria estrutural. Que considerações devo tomar para fazer o dimensionamento correto?
E a laje do piso, como eu considero o apoio, pois ela está totalmente apoiada no chão, ela vai ter comportamento diferente da laje apoiada nas vigas.
Obrigado