Me ajudem a dimensionar uma estrutura


Responder Mensagem

Me ajudem a dimensionar uma estrutura

leoriza
postou em Sáb, 23 Fev 2008, 07:29
Usuário Nível 1 | Mensagens: 6

    Bom dia, sou estudante de engenharia civil e estou precisando dimensionar uma estrutura, que parecer ser aparentemente simples, mas estou com dificuldades com que consideração devo fazer. A estrutura é o seguinte:

    São 4 pilares. Na direção x, o vão é de 3,40m e na direção y, o vão é de 3,80m. A estrutura não tem vigas, a alvenaria é estrutural e a laje prolonga 0,80 m em todas as direções, ou seja, a dimensão da laje é de 5,0 x 5,4 metros.

    Se eu usar a tabela de Czerny, acretdo estar cometendo um erro, pois a tabela não mostra a laje em balanço e que não tem vigas para receber a carga da laje. Elas vão para para o pilar e para a alvenaria. Se eu dimensionar, disconsiderando a alvenaria estrutural, acredito que minha estrutura vai ficar com deformação e momentos diferentes do real e teria que dimensionar para punção, que na prática, acredito que não deve existir, por causa da alvenaria estrutural. Que considerações devo tomar para fazer o dimensionamento correto?

    E a laje do piso, como eu considero o apoio, pois ela está totalmente apoiada no chão, ela vai ter comportamento diferente da laje apoiada nas vigas.

    Obrigado


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    gabardo
    postou em Ter, 04 Mar 2008, 20:34
    Usuário Nível 1 | Mensagens: 34

      Pelo que você explicou, acho eu que foi colocado os pilares somente para confundir, pois sendo alvenaria estrutural todo o cojunto pilar e tijolos vão se comportar como fossem uma viga, a qual tua laje está apoiada.
      Quanto a laje colocada no piso, normalmente não é considerado uma laje e poucas vezes e utilizada armadura. Porque está totalmente apoiada no piso em solo compactado e isolada por um lastro de brita.

      Francisco Cerqueira
      postou em Sáb, 08 Mar 2008, 21:13
      Usuário Nível 1 | Mensagens: 5

        Olá,

        Primeiro você terá que saber qual o tipo de ligação entre a alvenaria e a laje, para a consideração do tipo de vínculo com a viga, lembrando que deverá existir alguma ligação que a estaticidade da estrutura.

        Ao analisar somente as lajes, você deve fazer a seguinte consideração: 1) você não terá uma só laje e sim 5 lajes (4 balanços e uma apoiada);
        2) Calcule as lajes em balanço com se fossem vigas engastadas de um lado e livre do outro (encontrar os esforços solicitantes)
        3) Calcule a laje central pela tabela de Czerny (se quiser)
        4) A particularidade começará aqui - Depois de calculados os esforços de todas as lajes você deve elaborar um diagrama unifilar da laje, onde serão apresentados os momentos (inicialmente) das lajes.
        5) Faça o equilíbrio de momentos negativos entre as lajes, veja o método na NBR6118´
        6) Faça o equilíbrio entre os esforços das lajes, esta parte é um pouco complicada, mas se você domina diagramas de momentos fica fácil
        7) Depois de encontrados os esforços você pode dimensionar as lajes sem problemas, lembre que as lajes em balanço deverão ter sua armadura prolongada por todo o vão (nada de maior dos menores vãos)

        Abraço


        Responder Mensagem

        • Tópicos relacionados

        Cálculo Estrutural