Me ajudem a dimensionar uma estrutura


Responder Mensagem

Me ajudem a dimensionar uma estrutura

leoriza
postou em Sáb, 23 Fev 2008, 07:29
Usuário Nível 1 | Mensagens: 6

    Bom dia, sou estudante de engenharia civil e estou precisando dimensionar uma estrutura, que parecer ser aparentemente simples, mas estou com dificuldades com que consideração devo fazer. A estrutura é o seguinte:

    São 4 pilares. Na direção x, o vão é de 3,40m e na direção y, o vão é de 3,80m. A estrutura não tem vigas, a alvenaria é estrutural e a laje prolonga 0,80 m em todas as direções, ou seja, a dimensão da laje é de 5,0 x 5,4 metros.

    Se eu usar a tabela de Czerny, acretdo estar cometendo um erro, pois a tabela não mostra a laje em balanço e que não tem vigas para receber a carga da laje. Elas vão para para o pilar e para a alvenaria. Se eu dimensionar, disconsiderando a alvenaria estrutural, acredito que minha estrutura vai ficar com deformação e momentos diferentes do real e teria que dimensionar para punção, que na prática, acredito que não deve existir, por causa da alvenaria estrutural. Que considerações devo tomar para fazer o dimensionamento correto?

    E a laje do piso, como eu considero o apoio, pois ela está totalmente apoiada no chão, ela vai ter comportamento diferente da laje apoiada nas vigas.

    Obrigado


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    gabardo
    postou em Ter, 04 Mar 2008, 20:34
    Usuário Nível 1 | Mensagens: 34

      Pelo que você explicou, acho eu que foi colocado os pilares somente para confundir, pois sendo alvenaria estrutural todo o cojunto pilar e tijolos vão se comportar como fossem uma viga, a qual tua laje está apoiada.
      Quanto a laje colocada no piso, normalmente não é considerado uma laje e poucas vezes e utilizada armadura. Porque está totalmente apoiada no piso em solo compactado e isolada por um lastro de brita.

      Francisco Cerqueira
      postou em Sáb, 08 Mar 2008, 21:13