Enchimento de colunas de concreto


Responder Mensagem

Enchimento de colunas de concreto

Jonny Brian
postou em Qua, 27 Fev 2008, 15:47
Visitante

    Pessoal, boa tarde!

    Sou hobysta e estou levantando uma pequena parede de 3 x 2 m na sacada de casa, utilizando tijos ecologico.
    Estou seguindo recomendações do fabricante para enchimento das colunas com concreto.

    A duvida: Digamos que estou enchendo as colunas, ja com ferros dimensionados e por algum motivo tiver que parar o enchimento pela metade e prosseguir em outro dia, pode haver problemas de fissuras ou recomenda-se o enchimento completo dessas colunas verticais??


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Re: Enchimento de colunas de concreto

    Fabiano
    postou em Qua, 27 Fev 2008, 18:16
    Moderador Global | Mensagens: 387

      Jonny Brian escreveu:Pessoal, boa tarde!

      Sou hobysta e estou levantando uma pequena parede de 3 x 2 m na sacada de casa, utilizando tijos ecologico.
      Estou seguindo recomendações do fabricante para enchimento das colunas com concreto.

      A duvida: Digamos que estou enchendo as colunas, ja com ferros dimensionados e por algum motivo tiver que parar o enchimento pela metade e prosseguir em outro dia, pode haver problemas de fissuras ou recomenda-se o enchimento completo dessas colunas verticais??


      Juntas de Concretagem
      Se, por algum motivo, a concretagem tiver que ser interrompida, deve-se planejar o local onde ocorrerá a interrupção da mesma.
      O concreto novo possui pouca aderência ao já enduecido. Para que haja uma perfeita aderência entre a superfície já concretada (concreto endurecido) e aquela a ser concretada, cuja ligação chamamos de junta de concretagem, devemos observar alguns procedimentos:
      deve-se remover toda a nata de cimento (parte vitrificada), por jateamento de abrasivo ou por apicoamento,com posterior lavagem, de modo a deixar aparente a brita, para que haja uma melhor aderência com o concreto a ser lançado; é necessária a interposição de uma camada de argamassa com as mesmas características da que compõe o concreto; as juntas de concretagem devem garantir a resistência aos esforços que podem agir na superficie da junta; deve-se prever a interrupção da concretagem em pontos que facilitem a retomada da concretagem da peça, para que não haja a formação de "nichos" de concretagem, evitando a descontinuidade na vizinhança daquele ponto.

      Fonte: www.sitengenharia.com.br


      De fato, se houver uma interrupção da concretagem e não for feito o procedimento acima, inevitavelmente vão aparecer problemas na peça e um deles é a fissuração. Portanto é recomendável concretar a peça de uma só vez.

      Re: Enchimento de colunas de concreto

      Marcelo Silva
      postou em Seg, 05 Mar 2018, 16:19
      Visitante

        Mas esse procedimento não é normal nas construções de casas? Normalmente faz-se 1,5mts de parece e concreta, depois de respaldado concreta-se o restante... fiquei na duvida agora!

        Re: Enchimento de colunas de concreto

        GilbertoCarlos
        postou em Seg, 05 Mar 2018, 19:25
        Visitante

          Marcelo Silva escreveu:Mas esse procedimento não é normal nas construções de casas? Normalmente faz-se 1,5mts de parece e concreta, depois de respaldado concreta-se o restante... fiquei na duvida agora!


          Sim, mas nesse caso, é porque no centro o pilar tem baixo momento fletor se lateral/canto, e está em compressão em toda a seção no caso de pilar central que não tenha esbeltez elevada.

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising



          Responder Mensagem

          • Tópicos relacionados

          Construção civil, discussões gerais