alfredoalferes escreveu:Faço alguns trabalhos como independente que no final, fazendo bem todas as contas, concluo que ganho menos à hora que a minha empregada doméstica.
Há que continuar a trabalhar...só que cada vez mais dá vontade de mudar de profissão...quem sabe aínda vou pra empregada doméstica...
Alfredo, então você não está sabendo vender seu peixe corretamente, e mais, as pessoas tem que parar com isso, tá parecendo banco de médicos conversando, e a o trabalho pela profissão e o gosto pelo que faz, as pessoas só pensam em fingir que trabalham e ganhar por isso, cara eu passo o dia inteiro coordenando equipes, gerenciando relacionamentos interpessoais, recebendo cobrança de todos os lados, mas quando chega o final de um trabalho, me sinto imensamente satisfeita, pois estou vendo que meu trabalho tem resultado e o quanto e importante o que eu faço, e amo o que faço. Sou engenheira Civil e amo minha profissão, adoro calcular estruturas. Adoro fazer projetos, pensar no futuro, projetar coisas....
Então, vamos primeiro analisar se:
Primeiro, será que os engenheiros civis no nosso pais hoje em dia merecem ganhar bem?
Segundo, será que todos, em maioria, estão contribuindo para a sociedade e para o futuro?
Terceiro, quantas obras, você já viu que durou mais que uma eleição? Ah e não vale dizer que desviaram verba, que "Quem quer faz, quem não quer, justifica"!
Devemos analisar o que estamos fazendo pra sermos valorizados? Nos formamos, e depois que conseguimos emprego, quantos de nós voltam pra uma especialização, mestrado ou doutorado? Por que há tanto preconceito de profissionais formados não quererem mais fazer um curso ou pós-graduação?
Senhores, me formei a um ano, fiquei uns meses trabalhando de free lancer, e depois me empreguei numa empresa de projetos, mas percebo que a comunidade de engenheiros só sabe reclamar, parecem os médicos, quando você estuda pra ser médico sabe o que vai passar, quando você faz um concurso sabe o que vai ganhar, sabe que em alguns casos há possibilidade de bonus, mas ainda sim, reclamam e grevam. Senhores é muita falta de ética de nossa parte, sejamos médicos ou engenheiros, grevarmos por melhorias saláriais, quando perdemos tempo enchendo a cara, e não enchendo a cara em livros e apostilas, é hipocrisia, nos igualarmos a mestres de obras e passarmos o dia andando de um lado pro outro, e achar que estamos fazendo grandes coisas.
ENGENHEIRO CIVIL É AQUELE CARA QUE PROJETA, QUE CÁLCULA, QUE VERIFICA NÚMEROS SEJAM ELES FINANCEIROS OU DE CALCULO ESTRUTURAL, É O CARA QUE DEVE MOTIVAR OS MESTRES DE OBRAS E COBRÁ-LOS PARA QUE TOQUEM A PRODUÇÃO DE FORMA CORRETA, É QUEM DEVE VERIFICAR SE O SERVIÇO ESTÁ SENDO EXECUTADO DE FORMA CORRETA, EU DISSE, VERIFICAR E NÃO FICAR O DIA TODO ACOMPANHANDO SERVIÇO, O ENGENHEIRO CIVIL, É UM BUROCRATA, É UM CÁLCULISTA, UM ORÇAMENTISTA, UM PLANEJADOR, UM FACILITADOR.
Se você se compara a um burro de carga, pode ter certeza que você não tá fazendo nenhuma das coisas citadas na definição de engenheiro.
Bem pessoal, leiam o que eu disse, e usem o cérebro, por favor, não digam besteiras neste blog, vamos deixar coisas produtivas para as gerações futuras de engenheiros. Vamos pensar em comunizar:
- Tipos de método de planejamento de atividades em obras;
- Tipos de métodos de cálculo e verificações de estruturas;
- Tipos de verificações em vistórias técnicas;
- E etc....
Não adianta de nada conversarmos sobre melhoria salarial, se não fazemos aquilo que realmente estudamos pra fazer.
FAVOR LER TEXTO COMPLETO E SE QUIZER RESPONDER, RESPONDAM COM ARGUMENTOS COERENTES E ÉTICOS.