Caros amigos,
Vi uma pergunta de um jovem garoto de 14 anos de idade, sobre a profissão de engenheiro civil, veja a seguir a pergunta e minha resposta, agradeço se também opinarem a respeito:
A PERGUNTA:
"Olá,
Me ajudem por favor!
Tenho 14 anos e pretendo fazer Engenharia Civil mas não gosto muito de fisica e não seu desenhar bem, posso me dar bem sem isso?
E na PB Engenharia Civil dá dinheiro ou não, quanto mais ou menos?
Me ajudem. Vlw!"
MINHA RESPOSTA:
O fato de você não gostar de física e não saber (ainda) desenhar é super normal e isso não deve ser parâmetro para você não seguir seu desejo profissional. Você ainda é muito novo em idade e ainda que não fosse, isso seria fácil resolver. Se desejas fazer Engenharia Civil, vá em frente que todas as dificuldades serão superadas, inclusive gostar de física e aprender a desenhar.
A profissão de Engenheiro Civil ou outras ligadas à Construção Civil são muito boas e eu particularmente carrego comigo um lema que criei quando ainda era mais jovem "QUEM TEM COMPETÊNCIA SEMPRE SE ESTABELECE", então não importa se você esteja na Paraíba ou noutro Estado qualquer, se você se empenhar em estudar com afinco e ter um bom aprendizado, aonde quer que você vá, você sempre terá o seu lugar ao sol - sempre se estabelecerá profissionalmente.
Quanto ao salário, isso varia muito: O mínimo estabelecido pela Lei 4950-A de 22 de Abril de 1966 - Dispõe sôbre a remuneração de profissionais diplomados em Engenharia, Química, Arquitetura, Agronomia e Veterinária é 6(seis) salários mínimos, mas há que ser considerado que muitas empresas (pequenas) não cumprem esta Lei, em contrapartida muitas outras grandes, muitas vezes, pagam bem mais que isso, claro que essa "generosidade" está diretamente relacionada às competências e experiências de cada profissional.
(Observe-se a Resolução nº12 de 1971 que "Suspende, por inconstitucionalidade, a execução da Lei nº 4.950-A, de 22 de abril de 1966, em relação aos servidores públicos sujeitos ao regime estatutário")
***
Participe do "FÓRUM CONHECENDO OBRAS" (http://www.conhecendoobras.com.br), lá também há respostas para suas perguntas.