ERP´s
- Guilherme Garc
- postou em Sáb, 06 Abr 2013, 23:03
- Usuário Nível 4 | Mensagens: 163
A muito que vem sendo tentado a introdução de ERP´s na indústria da construção civil, no entanto, a criação da cultura dentro das construtoras esbarra nas interfaces, como menciona o Jony.
Já utilizei alguns, podendo citar o Sienge (nas versões mais antigas, na versão com layout "Windows" que é um pouco mais agradável e na versão web), o UAU! (que é bem parecido com o Sienge, mas eu achei a interface um pouco menos burocrática) e o CIVIL (que era bem elementar).
No fundo, nossos processos são muito mutantes, voláteis, e quando nos damos conta, trabalhamos dentro do ERP mais com as exceções do que com as regras, onde a todo momento precisamos de uma artimanha e uma autorização do administrador do sistema para burlar alguma restrição. É quando a equipe técnica começa a julgar mais produtivo as boas e velhas planilhas aliadas aos softwares de planejamento e banco de dados, que para quem está acostumado, faz com que eles sejam totalmente compatíveis e se conversem sem nenhum problema, tornando o ERP um problema e não uma solução. São tantas idas e vindas dentro do software que o pessoal desiste mesmo.
Na indústria de processos (automobilística e eletromecânica por exemplo), as rotinas são mito mais sistemáticas, o que explica em parte o grande sucesso do SAP, que já vem de uma cultura KAIZEN, 5S, W´s, Escama de peixe, o antigo O&M, entre tantos.
O passo a ser dado nessa direção é muito maior que a perna.
A construção civil engatinha em uma rota aleatória, caótica, e tenta arriscar alguma discussão sobre "Lean Construction".
Em um país onde muitos profissionais ainda não sabem o que é método de elementos finitos, tem dificuldades em operar singularmente o Excel, P.O. nem pensar, fica muito difícil.
_________________
Abraços e bons trabalhos.
Projetos e Consultorias em materiais
Soluções sustentáveis
Engenharia Diagnótica
Guilherme Custódio Garcia Jr
garc.engineer@gmail.com
11- 2306 4800
11- 9 8516 0420