projeto de telhado


Responder Mensagem

projeto de telhado

dpiketi
postou em Qui, 29 Mai 2008, 00:46
Usuário Novato | Mensagens: 2

    e ai galera. to fazendo um projeto pra aula de desenho e mesmo nao tendo obrigaçao (ainda) de fazer o calculo do estrutural certinho, to procurando aprender o maximo possivel.
    o meu problema é no dimensionamento de um telhado. a ideia eh fazer um bem simples, do tipo chalé, com telhas francesas, e inclinaçao de 35%. a area da laje a em torno de 170 m² ( 17 x 10 ) .
    eu nao sei qual espessura das vigas e pilares de madeira ( pendural, frechal, cumieira, terças etc) nem da distancias entre as tesouras, tb nao sei a espessura do caibro nem a distancia das madeiras de caibro. enfim, eu nao sei nada.. ehehhe.
    será que alguem pode me dar uma ideia?

    desde ja, grato pelo suporte.


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Rafael_epc
    postou em Qui, 29 Mai 2008, 10:17
    Usuário Nível 2 | Mensagens: 51

      Caro amigo

      Para dimensionar uma estrutura de madeira, você deve, em primeiro momento, definir a estrutura fundamental.

      Em outras palavras, como será o modelo estrutural (conjunto de vigas, lajes e pilares).

      O dimensionamento real de uma estrutura de madeira deverá obedecer a norma vigente de Estruturas de Madeira, a NBR 7190/1997. Nela estarão todos os parâmetros de como dimensionar as estruturas de madeira.

      Se for um galpão de concreto armado, você terá de utilizar a NBR 6118/2003.


      Então, se você está fazendo o curso de Engenharia Civil, você terá que retomar todos os conceitos de mecânica e de resistência dos materiais.

      Se você desejar, posso enviar uma simulação via AutoCAD 2006, para você ter uma idéia de como a estrutura vai se portar.

      Outra coisa: Em se tratando de telhado (treliças), a primeira coisa a se avaliar é o peso que a estrutura vai receber. As demais informações de cargas podem ser fornecidas pelos fabricantes das telhas. Em outra instância, as estruturas de madeira exigem detalhamentos das estruturas (ou seja, desenhos que indiquem a quantidade de parafusos ou pregos, distâncias, cruzamento de barras, cortes, etc).

      Meu e-mail:

      rafael_ctba_br@yahoo.com

      Atenciosamente

      Rafael


      Responder Mensagem

      • Tópicos relacionados

      Cálculo Estrutural