Estudante Eng. Civil precisando de ajuda


Responder Mensagem

Estudante Eng. Civil precisando de ajuda

neto0511
postou em Ter, 15 Jul 2008, 22:50
Usuário Novato | Mensagens: 1

    Olá amigos do e-civil, sou estudante de eng. civil a pouco tempo e me surgiu uma grande oportunidade de emprego numa empresa grande mas preciso saber sobre levantamento quantitativo (ex: calcular quantidade de aço, concreto numa viga de 5mts/20cm x /60cm y) e não consegui essa informação com ninguem.
    queria saber se alguem pode me ajudar, se tem alguma apostila ou programa que eu possa aprender.eu posso pagar por isso se for preciso.
    estou precisando muito desse emprego para continuar estudando.
    desde ja agradeço a todos e desculpa pela falta de conhecimentos. Smile


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Rafael_epc
    postou em Qua, 16 Jul 2008, 08:42
    Usuário Nível 2 | Mensagens: 51

      Bom dia

      Então, o levantamento do quantitativo de materiais de estruturas de concreto é muito simples.

      Basicamente isso é visto em Especificações E Orçamentos na faculdade.

      Acabei de me formar em Engenharia Civil e trabalho com isso diáriamente.

      Portanto, lá vai a dica de como fazer o levantamento de materiais de estrutura:

      1º: Adquira o projeto arquitetônico. Com ele, você vai ter informações preciosas sobre como levantar a quantidade de materiais;

      2º: O cálculo da quantidade de aço numa viga é uma disciplina a parte ministrada no curso de Engenharia. Provavelmente é chamada de Sistemas Estruturais ou como Concreto Armado. Aí mora a complexidade, porque o conhecimento de análise estrutural de cada engenheiro é variável (alguns detestam essa área, e preferem ir para outras áreas, como gerenciamento de obras, saneamento, escavações, etc). Para o cálculo de estruturas, aconselho você procurar no google informações sobre CONCRETO ARMADO DA UFPR. Eles tem uma apostila que explica como se efetua o dimensionamento de estruturas.
      Outra informação preciosa está no livro CONCRETO ARMADO, EU TE AMO. Ele traz exemplos de dimensionamento.
      Uma última informação está na NBR 6118/2003. Ela explica como se efetua o dimensionamento de construções prediais com concreto armado.

      Mas há um porém: Toda vez que você for pegar um livro de cálculo estrutural, procure se informar que norma NBR ele está usando. A atual é a NBR 6118/2003. Se o livro estiver usando outra norma, significa que a análise estrutural está diferente. Não significa que está errado, mas quando você for projetar a nova estrutura, busque utilizar a norma mais atualizada (isso é obrigação do Engenheiro Civil saber!!!)

      3º: Após o levantamento das armaduras, efetua-se o desenho da estrutura

      4º: O cálculo do volume de concreto é simples (basicamente são os cálculos de volume de prismas, ministrados no segundo grau)

      5º: O cálculo da quantidade de aço está em função do tipo de aço que você utiliza. Procure no site da BELGO SIDERURGIA o aço CA-50A. Há uma tabela relacionando o tipo de aço com o tipo de bitola (diâmetro), massa nominal, e seção transversal. São essas informações que são importantes. O aço é vendido em quilogramas. Portanto, essa tabela será importante.


      RESUMO:

      Os materiais empregados no sistema estrutural são basicamente de 4 tipos: Concreto (calculado por metro cúbico. Um cálculo simplificado indica que cada 1 metro cúbico de concreto equivale a 200 reais, na cidade de Curitiba-PR); Aço (calculado por quilo e vendido por quilo. Aproximadamente 1 metro de uma barra de 25 mm pesa 3,85 kg. Aproximadamente 1 kg equivale a 2,50 reais); Formas (Basicamente é a quantidade de madeira para se fazer o molde de vigas, pilares, lajes e fundações. É calculada por metro quadrado. É vendido por quantidade de chapas, por metro quadrado. Isso é uma informação que pode ser obtida pelos fornecedores de chapas compensadas.).

      Em caso de dúvidas, encaminhe um e-mail para os seguintes e-mails:

      rafael_ctba_br@yahoo.com
      rafael_epc@hotmail.com

      tenho um exemplo de cálculo de estruturas.

      Espero poder ter ajudado.

      Atenciosamente

      Rafael


      Responder Mensagem

      • Tópicos relacionados

      Cálculo Estrutural