- Rafael_epc
- postou em Qua, 23 Jul 2008, 08:49
- Usuário Nível 2 | Mensagens: 51
Bom dia Edina
Creio que um estagiário pode trabalhar sim, desde que esteja em conformidade com as regulamentações do mercado de trabalho. Mesmo assim, eu aconselharia que um estagiário não pode trabalhar sozinho, porque há a falta de experiência. É a mesma coisa que atirar no escuro, sem saber onde está mirando. Há alguns riscos que você pode ter. Mas se o estagiário já tiver alguma experiência anterior, já é um bom começo.
Eu, na época que era estagiário, peguei um estágio em que o meu antigo chefe era engenheiro mecânico. Mas Engenharia Civil é totalmente diferente da Engenharia Mecânica. Logo, eu realizava os trabalhos com grande perícia. Mesmo assim, sem o auxílio de um técnico, corri alguns riscos. Exemplos de riscos:
1) As dúvidas se os cálculos efetuados seriam mesmo verdadeiros foi enorme numa primeira ocasião. Tive que recorrer a projetos anteriormente realizados para verificar a validade dos cálculos. Graças a Deus, estavam corretos;
2) Ninguém da empresa sabia trabalhar com o cálculo de armaduras de estruturas, somente eu, que era estagiário. A única confiabilidade que eu tinha em mãos eram os desenhos antigos, aliados à pesquisa na internet, alguns catálogos e livros.
3) O custo do empreendimento se tornou relativamente um pouco acima do normal. Como a inexperiência leva à insegurança, os cálculos dos projetos de estruturas me induziu a realizar estruturas mais caras (levando em consideração o capital/dinheiro)
Portanto, julgue essas 3 considerações e tome a decisão. Dependendo do tipo de serviço a ser realizado, um estagiário consegue desenvolver um trabalho com boa qualidade, e muito melhor do que um outro técnico. Todavia, se o serviço for de periculosidade maior ou que exija maior responsabilidade, é aconselhável o acompanhamento em conjunto com o técnico.
Espero poder ter ajudade com minha experiência.
Atenciosamente
Rafael