Plotando no Model Space em AutoCAD


Responder Mensagem

Plotando no Model Space em AutoCAD

carlosyouko
postou em Ter, 29 Jul 2008, 14:57
Usuário Novato | Mensagens: 1

    olá a todos,

    é a primeira vez que abro um tópico aqui, então peço perdão se estou infringindo alguma regra.

    gostaria de imprimir um desenho em AutoCad em escala 1:50, mas como tenho muitos problemas com viewports e pouco tempo para a entrega do trabalho, gostaria de fazê-lo no Model Space. Quando estudei o software, meu professor me ensinou algo do tipo (não me lembro ao certo): desenha-se a prancha em escala real (em metros), aplica-se no desenho desta prancha a escala pretendida, posiciona-se o deesenho dentro da prancha e, na hora de imprimir, imprimime-se o todo com a escala pretendida usando a opção window com as duas pontas da prancha.

    Gostaria de saber se alguém já imprimiu dessa maneira, ou o que há de errado com ela. Ou então se há alguma outra maneira de imprimir no Model Space Usando escalas, sem mexer na escala do desenho (planta).

    Agradeço a atenção de todos,

    Carlos Eduardo.


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    sutil
    postou em Sex, 01 Ago 2008, 11:48
    Usuário Nível 1 | Mensagens: 11

      Olá Carlos Eduardo.

      Faltou nos dizer qual versão do CAD que você usa.

      Sim. É possível imprimir no Model usando escalas sem mexer no desenho. Conforme a dimensão do desenho depende de dois fatores pra dar certo. O primeiro é a escala, o outro é o formato da folha. No seu caso, como já escolheu a escala (1:50) resta saber em qual formato vai caber o desenho. Quando for imprimir vai aparecer a tela de configuração de impressão. Em “plot settings”, na janela “plot scale”, têm a opção “scale” onde você escolhe a escala desejada.

      Vou explicar o meu caso. Trabalho no “Model” sempre na escala 1:1. Posso usar como padrão no máximo a folha A1(841x594mm), que é a maior folha que a ploter suporta. Quando vou imprimir procuro a melhor escala pra caber neste formato de folha.

      _________________
      "Para o sucesso, atitude é igualmente tão importante quanto capacidade." (Harry F. Banks)

      plotagem no modelo

      jammarinho
      postou em Seg, 03 Dez 2012, 22:54
      Usuário Nível 2 | Mensagens: 51

        carlos eduardo,

        pelo que entendi, fazemos algo parecido. como eu uso o autocad?

        desenho no model space usando 1 unidade cad= 1 metro. para detalhes em escala diferente, uso o "scale" para mais ou para menos.
        depois desenho o papel envolvendo tudo e ploto em 1:100.

        boa sorte.
        marinho.

        Plotando no Model Space em AutoCAD

        IsaacdeCristo
        postou em Ter, 04 Dez 2012, 07:43
        Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

          Prezado Carlos,

          1. Entre na tela de plotagem (Ctrl+P);
          2. Selecione a impressora a ser usada em Printer/Plotter
          3. Em Paper Size escolha o tamanho do papel (da impressora);
          3. Em Plot Area escolha a maneira como selecionar o que será impresso, se escolher Window, que é a opção mais comum, clique no botão Window(janela) e selecione a parte do desenho a ser impresso;
          4. Em Plot Scale use 1000 mm e 50 units;
          5. Clique em Preview para visualizar a impressão.

          _________________
          Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
          Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
          Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising



          Responder Mensagem

          • Tópicos relacionados

          Programas e apps de construção civil