José Walter escreveu:Venho acessando esse site a menos de 3 semanas e constatei uma enorme agressividade nas respostas dos ilustres doutores, que sempre terminam com a obviedade de conclusões " procurem um profissional". Outrossim, observei um enorme paradoxo em suas respostas, na qual os profissionais de engenharia nunca erram.
Apenas para dar um simples exemplo, perguntei em um tópico, se era crível imaginar que uma edificação de dois ou mais pavimentos pudesse ser utilizado de ferragem de bitola inferior a 3/8 e se haveria risco de desabamento, haja vista que um perito engenheiro, afirmou de forma extremamente lacônica, que NÃO haveria risco. As respostas que obtive foram claudicantes (nem sim, nem não, muito pelo contrário...).
Já um outro participante, indagou se o engenheiro não estaria errado ao calcular excessivamente as ferragens para a edificação de um simples sobrado., com mais de 100 ferros de bitola 3/8; A maioria das respostas foi no sentido que não , pois é melhor exagerar , do que faltar.
Ora, são dois pesos e duas medidas completamente diferentes. Não precisa ser expert no assunto, para saber se uma construção falta algo ou está em excesso. Trata-se de uma opinião factivel de ser proferida sem necessidade de qualquer cálculo, bastando a experiÊNCIa comum, claro que existe a necessidade de se analisar todas as vertentes (solo, vão.... ) mas aqui é um site para meros esclarecimentos e não um laudo técnico. Por derradeiro, observei a agressividade de algumas respostas dos doutos engenheiros. Repito, se querem um site sem a presença de leigos , façam um especificamente ou não opinem. Os sites médicos e de advogados, em regra, dão consultas precisas, mesmo com a ressalva que a opinião não foi estribada de maneira aprofundada e sim apenas analisam em tese. É isso que está faltando aos nobres engenheiros.
Penso que você exagerou neste tópico... caso esteja se referindo a isto: http://forum.ecivilnet.com/about3881.html a sua pergunta lá foi editada (como podemos ver num total de 2 vezes - até o momento), mas me lembro que você perguntou quais argumentos mais você poderia usar além do fato do cidadão não ter usado ferros de 3/8 e usado cimento barato. Isto não tem fundamento, no entanto você já perguntava sugerindo que teria. Só colocamos pra você que isto não tem nada haver.
Agora se você acha que o laudo da engenheira não tem valor, somente outro laudo poderia contestar o dela, isto é obvio. É o caminho a ser tomado, ninguém vai te dar um laudo aqui mesmo.
A sua pergunta lá implica(va) em uma resposta complexa, mesmo para quem não é doutor em engenharia, como no meu caso, mas que sabe como funciona a coisa, a resposta não é assim simples como você acha...
a ferragem e o cimento usado não é argumento, exceto se for material fabricado fora das especificações das normas brasileiras.
então não existe outro caminho. você quer ir contra o laudo da engenheira, somente com outro laudo, então não tem outra resposta a não ser procure um profissional...
Após sua pergunta ter sido editada, a resposta é que não há relação com a bitola da ferragem não ser de 3/8 com a obra desabar, entendido aqui?...
você tem que oferecer ao menos alguns elementos, como as fundações, estribos de vigas e pilares, dimensões de pilares e vigas, o tipo da construção. Dizer que não se usou ferros de 3/8 não serve de parâmetro nem mesmo para se fazer uma analise em tese como você quer.
Ele não usou de 3/8 mas então usou qual? qual a quantidade de ferros por pilar e viga, bitola e espaçamento dos estribos.
Lembre-se que você não está perguntando sobre uma trinca em um cimentado, o traço para usar em um reboco ou algo simples assim, você está levantando a hipotese de uma obra desabar. e isto é sério.
É como você perguntar a um médico o que tomar para determinada dor de cabeça, incomum, extremamente forte e que surgiu repentinamente... se ele tiver um pingo de responsabilidade vai querer mais informações e até mesmo te examinar afim de dar um diagnóstico... ele não vai ficar levantando teses dizendo que você está com um tumor, que é oriundo de um problema gástrico devido algo que comeu etc...