Edifícios Verdes(e suas instalações prediais)


Responder Mensagem

Edifícios Verdes(e suas instalações prediais)

Igor Amorim Beja
postou em Qui, 20 Nov 2008, 17:19
Usuário Novato | Mensagens: 2

    Camaradas de plantão, engenheiros, por favor peço encarecidamente que caso alguem possua um trabalho,artigo,outra coisa qualquer sobre edificios verdes,e um exemplo de anteprojeto do mesmo me ajudem com essa empreitada,sou estudante e não estou conseguindo achar materiais relacionados na net.
    Peço também que quem tiver o projeto,possa(caso o tenha) mandar o mesmo em autocad(pdf;dwg) para eu poder ter uma noção melhor do que se trata.
    Obrigado!!! Rápido...por favor!!!
    Ta ai meu email

    igorbeja@hotmail.com


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Edifícios Verdes(e suas instalações prediais)

    visitante
    postou em Dom, 23 Nov 2008, 17:34
    Visitante

      Igor;

      O assunto "green building" está inserido dentro da "sustentabilidade".

      Bom.. um "green building" é uma construção que em suas fases: projeto, construção, e operação consideram a sustentabilidade e eco-eficiência.

      Vou te mandar material sobre o assunto via email.

      Você pode se informar também nos sites:

      US Green Building Council, (www . usgbc . org); (tem boas apresentações power point lá);
      Green Building Brasil (www . gbcbrasil . org . br);

      No Brasil as empresa Banco Real e Wal Mart, entre outros, tem projetos voltados para a sustentabilidade.

      Dia 03/11/08, a Abril inaugurou uma praça, dentro destes conceitos em um área ocupada anteriormente por um incinerador. (Ver site: http : / / pracavictorcivita . abrill . com . br /) .

      O USGBC, tem a pontuação LEED (Leadership in Energy and Environment Design=projeto) para novas construções e Reformas maiores.

      Este sistema considera 6 grandes áreas, com suas subdivisões, que estão a seguir, bem resumidas (te envio o material completo via email):

      1. Sites Sustentáveis: prevenção da poluição, seleção do site, recuperação do solo, transporte alternativo, conectividade da comunidade, desenvolvimento do site, reuso da água de chuva, Efeito das ilhas de calor, redução da poluição da iluminação, ...;
      2. Eficiência do uso da água: uso eficiente da água de irrigação e redução do uso da água, tecnologia inovadoras de tratamento de efluentes, ...
      3. Energia e atmosfera: Otimização da eficiência energética; energia "Verde", ...;
      4. materiais e recursos: utilização de material reciclado, gerenciamento dos resíduos da construção, ...;
      5. Qualidade do ambiente interno: ventilação aumentada, baixas emissões de voláteis (adesivos, tinta, selantes,..) controle da fumaçã de cigarro, controlabilidade dos sistemas (iluminação, temperatura,...), Conforto térmico, uso de luz natural, ...;
      6. Inovação no projeto.

      No site do Banco Real tem informação sobre a "agência Verde" e o Walmart projetou uma loja que considera/utiliza, entre outros:
      1. uso de lâmpadas T5 (lâmpada fluorescente eficiente que consome menos energia);
      2. Iluminação led nos balcões refrigerados;
      3. parede verde (gera sombra na loja, diminuindo o calor e o consumo de ar condicionado, poupando energia);
      4. área de preservação permanente: preservação de árvores existentes no terreno;
      5. pavimento permeável na área externa (concreto + grama);
      6. muro de contenção com gabião (elimina o uso de cimento e é uma matéria prima reciclável);
      7. transplante de árvores nativas;
      8. bicicletário;
      9. vaga solidária;
      10. estação de tratamento de água e esgoto;
      11. estação de reciclagem;
      e também: uso de iluminação natural, redução da altura do teto (diminui o consumo de ar condicionado), piso de concreto acabado(não utiliza químicos e reduz a utilização de cera), vidro espelhado (absorve menos calor e reduz o consumo de ar condicionado).

      Espero ter ajudado.

      Segue material complementar.


      Marcos Kurata

      wiliam
      postou em Seg, 24 Nov 2008, 19:51
      Usuário Nível 1 | Mensagens: 21

        poh visitante tem como você me enviar o material tb
        vlew obrigadão Very Happy

        myamada
        postou em Sex, 23 Out 2009, 20:28
        Usuário Nível 1 | Mensagens: 4

          igor,

          entra no site www.cte.com.br e entra na parte de eventos. Procura um evento sobre Sustentabilidade na Construção Civil que teve em 2008 e abaixa as palestras que teve sobre isso, principalmente a do Houston Eubank, do Vanderley John, da Carla e do Ceotto.

          No encontro do CTE que teve em 2009 também tem alguns materiais bons. Pega as conclusões dos eventos também. Vale a pena dar uma olhada.

          Se eu não me engano, os links estão bagunçados e você vai ter que entrar em outros eventos e caçar os materiais. Dá trabalho, mas vale a pena. Eu estava nesse evento e vou te dizer que foi o melhor que eu já fui sobre esse tema (e eu trabalho diretamente com isso).

          Sobre os sistemas de água fria e quente, o selo LEED (mais conhecido no Brasil) atualmente toma como base as vazões adotadas no UPC (Uniform Plumbing Code) dos EUA. Isso acontece pq o selo é americano e ainda não há um modelo brasileiro para isso. Caso a vazão dos produtos utilizados (torneiras, chuveiros, bacias, etc) utilizados seja menor que a vazão da base de cálculo (UPC), o produto é caracterizado como economizador. Tem uma planilha que faz o cálculo de economia de água diretamente de acordo com a base do LEED na internet, mas eu n sei aonde. Para ganhar o "crédito" você precisa alcançar uma redução de 20% ou 30% na economia de água do edifício (Creditos WE - water eficiency). Se você pegar o manual do LEED no site do USGBC, lá tem tudo bem descrito.

          Também procura no google um tópico chamado Sustainable Building Tool. De maneira geral, todos os selos verdes para edifícios (LEED, AQUA, BREAM, etc) são baseados nesse modelo.

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising



          Responder Mensagem

          • Tópicos relacionados

          Instalações Prediais