"Tarefas" na construção de uma ponte antiga


Responder Mensagem

"Tarefas" na construção de uma ponte antiga

ElbB
postou em Ter, 25 Nov 2008, 04:20
Usuário Novato | Mensagens: 1

    Boas

    Sou estudante do curso de Engenharia Civil na Feup. No âmbito da disciplina de Investigação Operacional do 3º ano, foi distribuído aos alunos um tema a desenvolver durante 3 semanas.

    Eu fiquei encarregue de: "Imagine que fazia parte da equipa que ajudou o Gustave Eiffel a programar os trabalhos da Ponte D. Maria Pia.
    Proponha um programa de trabalhos detalhado da construção da ponte, com identificação de meios e cronograma. Use a metodologia das redes para estruturar a programação das obras."

    Já com uma semana de pesquisas, consegui fazer a contextualização do caso e enumerar as diferentes fases de construção. No entanto o meu problema resume-se ao facto de ainda estar a frequentar o 1º semestre do 3º ano. Isto implica que apesar de saber que primeiro são executadas as escavações para as fundações dos pilares, posteriormente parte do tabuleiro, seguido do arco metálico e finalmente a ultima parte do arco metálico, não conheço com detalhe cada fase.

    1) Como eram feitas as fundações de uma ponte construída em 1876?
    2) Quanto tempo o material destinado à ponte ficou retido na Alfândega do Porto?
    3) Como são constituídos e como foram executados os muros de granito que suportam os pilares?

    Qualquer tipo de informação que diga respeito aos trabalhos desse tipo de construção é bem vinda.

    PS: Um plano de trabalhos é igualmente bem vindo Laughing

    Cumprimentos

    Eurico Barros


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising




    Responder Mensagem


    Construção civil, discussões gerais