Dica de como calcular area no Cad2007 - Help


Responder Mensagem

Dica de como calcular area no Cad2007 - Help

miron
postou em Sex, 28 Nov 2008, 07:56
Usuário Novato | Mensagens: 2

    Ola a todos...sou novo no forum e estou precisando de uma dica de como posso calcular a area de uma planta feita em CAD. Possuo arquivo da planta que um arquiteto (meu primo) criou para mim, mas o mesmo não me deu a area de alvenaria a ser construida, ou seja preciso dessa informação pra orçar a quantidade de blocos/tijolos a ser usado na construção. Já tentei ver com o mesmo arquiteto mas o mesmo é pra la de enrolado e fiquei no meio do caminho sem essa informação...Alguem pode me dar uma dica de como posso fazer isso no CAD? A minha intenção é poder calcular a area de ter uma proximação da quantidade de material a ser usado, se alguem puder me dar mais dicas agradeço.
    Abçs


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Fabio Torres
    postou em Sex, 28 Nov 2008, 10:33
    Usuário Nível 3 | Mensagens: 116

      Bem vindo Miron!

      No cad creio que terias que programar uma rotina lisp para isso, não conheço algum comando específico para este fim. O comando "area" até que poderia ser usado se você tivesse o projeto em 3D.

      Que tal fazer no modo "semi-manual"?

      Na planta consta o comprimento das paredes e altura, correto?
      Então vá fazendo a delimitação e numeração das paredes no cad.
      Em um software de planilha, para cada parede inclua a sua numeração, altura e comprimento, e áreas a serem descontadas (área de portas, janelas, aberturas de ar condicionado, estrutura, etc...)

      Depois é só fazer o somatório. O cálculo do quantitativo acredito que você já saiba.

      Qualquer dúvida é só postar!

      Um abraço.

      miron
      postou em Seg, 05 Jan 2009, 16:56
      Usuário Novato | Mensagens: 2

        Fabio Torres escreveu:Bem vindo Miron!

        No cad creio que terias que programar uma rotina lisp para isso, não conheço algum comando específico para este fim. O comando "area" até que poderia ser usado se você tivesse o projeto em 3D.

        Que tal fazer no modo "semi-manual"?

        Na planta consta o comprimento das paredes e altura, correto?
        Então vá fazendo a delimitação e numeração das paredes no cad.
        Em um software de planilha, para cada parede inclua a sua numeração, altura e comprimento, e áreas a serem descontadas (área de portas, janelas, aberturas de ar condicionado, estrutura, etc...)

        Depois é só fazer o somatório. O cálculo do quantitativo acredito que você já saiba.

        Qualquer dúvida é só postar!

        Um abraço.


        Obrigado pela dica Fabio Torres....
        Vlw

        Calculo de area

        Akafejian
        postou em Sáb, 14 Fev 2009, 04:20
        Usuário Nível 1 | Mensagens: 6

          Ola, ja usei varios metodos mas digo aqui o melhor deles:

          de inicio você deve procurar na net uma lisp chamada TOTLEN, nos sites de engenharia geralmete se encontra esses arquivos pra baixar.
          Esse comando calcula o comprimento de todos os objetos contidos no desenho.

          depois de rodar ele no cad, o melhor a fazer é criar um layer que chamo de PERIMETRO.
          Com esse layer voce faz uma polyline passando por cima de todas as paredes do projeto. Claro elas devem ter o mesmo pe direito. Se tiver paredes com alturas diferentes é melhor criar layers especificos para cada caso.

          Bom, feito isso voce vai no gerenciador da layers e clica na quela 'lampada' pequinininha que fica do lado de cada layer. Faz isso com todos menos o seu layer PERIMETRO.

          Depois é molesa, seleciona todo o projeto e digita TOTLEN. Voce vai ter o comprimento de todas as paredes e ai é so multiplicar pela altura dela.

          Espero que ajude.
          Abs.

          _________________
          Somando conhecimento e dividindo tambem!

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising


          robmag
          postou em Sáb, 14 Fev 2009, 09:47
          Colaborador Nível 1 | Mensagens: 275

            Caro Miron

            Procure no site www.autolisp.com.br esta rotina TOTLEN.

            _________________
            Cálculo estrutural CA/Fundações/Metálicas
            Programador LISP para AutoCAD
            www.robertomagnani.com.br (http://www.robertomagnani.com.br)
            robertomagnani@uol.com.br


            Responder Mensagem

            • Tópicos relacionados

            Construção civil, discussões gerais