Reforço - Por favor opinem


Responder Mensagem

Reforço - Por favor opinem

motonews
postou em Dom, 01 Fev 2009, 06:22
Usuário Nível 1 | Mensagens: 4

    Olá, tenho uma Moradia situada em Portimão que sofreu um incêndio no rês do chão (Armazém-Stand de Motas), onde esta Moradia é constituida por mais 2 pisos acima 1º e 2º Andar Habitação, existiu temperaturas altas no rês do chão onde provocou danos nas abobadilhas - algumas partidas na parte inferior e poucas vigas pre-mol descascadas mas nenhuma partida (rachada), gostaria que me ajudassem no que fosse possível a opinar o que fazer em relação à estrutura principal da casa e a dita placa inferior e ver quais as possibilidades de reforçar.
    Tenho 2 Opiniões diferentes de Engenheiros:
    1º - Fazia uma armação malha electrosoldada e encaixando-a nas vigas da estrutura principal e projectando o betão de baixo para cima.
    2º - Não é a favor do 1º pois diz que o betão projectado ainda iria sobrecarregar mais as vigotas e estrutura principal da casa e Simplesmente colocava encastrava a meio de cada placa na estrutura principal da casa (Viga – chamado Lintel onde as vigotas acentam) uma viga de secção em H de Ferro ao meio não fazendo pilares e chumbando nesse tal lintel da casa.
    E eu tinha neste caso uma outra ideia que passo a descrever:

    Não mexia na estrutura da casa – Vigas e pilares e fazia novos Pilares em alvenaria ao lado dos que já existem ao meio do armazém pois fica sempre mais económico que os pilares em vigas de ferro e faria no sentido oposto na parede um outro pilar encastrado na parede e estes pilares ficando debaixo da tal viga principal da casa suportando-a mais a meu ver e sobressaindo um pouco para servir de suporte para colocar uma se necessário duas vigas de secção em I de 160mm mas de Betão pré esforçado mais uma vez penso que seria suficiente e mais económico e claro a viga atravessaria ao meio de cada placa e ao contrário das vigotas lá existentes. Penso que com esta solução não mexia na estrutura principal da casa e até a reforçava e em relação às placas existentes ficaria um reforço ao meio por baixo das vigotas com as tais vigas perfil I em Betão.
    A área da casa tem uns 120m2 e muitos pilares ao meio onde divide umas 6 vãos de placas e as vigotas maiores têm 5,5m de comprido,

    Opinem por favor

    Obrigado


    Moisés Delgadinho


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    robmag
    postou em Dom, 01 Fev 2009, 22:41
    Colaborador Nível 1 | Mensagens: 275

      Prezado Moisés

      Se você não está confiando na laje piso do pav. térreo, escore-a e faça outra pré-moldada por cima dela. Depois poderá até demolí-la.

      _________________
      Cálculo estrutural CA/Fundações/Metálicas
      Programador LISP para AutoCAD
      www.robertomagnani.com.br (http://www.robertomagnani.com.br)
      robertomagnani@uol.com.br


      Responder Mensagem

      • Tópicos relacionados

      Cálculo Estrutural