Qual é a forma mais econômica de se construir um salão?


Responder Mensagem

Qual é a forma mais econômica de se construir um salão?

Hugo Lapa
postou em Ter, 24 Fev 2009, 22:23
Usuário Nível 1 | Mensagens: 5

    Tenho uma questão a propor aos amigos do fórum. Em primeiro lugar vou me apresentar, me chamo Hugo, sou Engenheiro Civil e atuo em Brasília no Governo do DF com fiscalização de obras públicas e particulares. Não sou construtor mas tenho algumas pequenas obras em meu currículo e, logo quando formei, trabalhei alguns meses com cálculo estrutural, quando a norma anterior ainda estava em vigor. Digo isto apenas para poder situa-los em relação à questão que pretendo propor, assim, vamos a ela:

    Pretendo construir um salão em um terreno de dimensões 10 x 15, que é justaposto, isto é, colado em dois outros terrenos nas laterais (dimensão de 15m). Permite-se, nestes terrenos, construir colado na divisa (fazendo-se junta de dilatação). Em um dos lados há um pequeno prédio de três pavimentos edificado encostado na divisa. Gostaria de edificar um salão, no térreo, ocupando toda esta área, sem divisões a não ser por um sanitário que deverá existir.

    Da minha forma de ver, tenho algumas alternativas de solução para a questão:

    1 ª Alternativa - Edificar em concreto armado de forma tradicional, o que levaria a obrigatoriedade da utilização de fundação em estacas, vigas alavanca, pilares e cobertura de laje, além do planejamento de todo o edifício, algo que não me é muito conveniente nem do ponto de vista de prazo nem do ponto de vista financeiro mas, claro, trará um resultado melhor a longo prazo, principalmente permitindo-se a edificação nos dois pavimentos superiores podendo-se utilizar o salão.

    2 ª Alternativa – Edificar em concreto pré-moldado utilizando-se o sistema de pórticos de concreto pré-moldado ou, ainda, executa-los em estrutura metálica em chapa dobrada. No entanto, em função das obras serem geminadas e do pouco espaço disponível que não me permite recuar minha estrutura, teria problemas com as fundações pois ficariam no limite do lote vizinho a não ser que utilizasse as vigas alavanca, o que, acredito, diminui a vantagem desse processo construtivo.

    3 ª Alternativa – Utilizar o sistema de placas pré-moldadas, que deve ter fundações muito sumárias.

    4 ª Alternativa – Edificar com alvenaria portante utilizando-se blocos de concreto com fundações rasas, poderia utilizar sapata corrida ou radier. O que, imagino, seria a alternativa mais econômica para uma edificação provisória.

    Gostaria de saber a opinião de vocês ou se enxergam alguma outra alternativa mais viável para este fim.

    Obrigado


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising




    Responder Mensagem


    Construção civil, discussões gerais