ajuda calculo material concreto laje


Responder Mensagem

ajuda calculo material concreto laje

magnohp
postou em Sáb, 21 Mar 2009, 23:26
Usuário Novato | Mensagens: 1

    olá amigos! sou novo no fórum e gostaria de fazer uma pergunta. eu irei fazer uma laje pré-moldada aqui em casa, ela mede 6mt por 2 mt, e o pedreiro disse que será necessário 2,5 mt³ de areia, outros 2,5 mt³ de pedra e 8 sacos de cimento, eu achei mt coisa, jah q o volume naum confere. entao minha pergunta e meu pedido de favor eh se alguem possa me dizer o quantitativo desse material a ser utilizado: areia, pedra e cimento. se alguem poder me ajudar, desde jah fico grato!

    abraços!


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    robmag
    postou em Dom, 22 Mar 2009, 10:40
    Colaborador Nível 1 | Mensagens: 275

      Caro magnohp

      Para lajes pré treliçadas H-8 / Beta 10 cm, considere a quantidade de concreto para a capa como tendo espessura média de 5 cm:

      - Volume de concreto = 6,00 x 2,00 x 0,05 = 0,60 m3 (600 litros)

      Adotando um traço, por ex. 1:2,0:2,5 (fck7dias ~ 20 MPa) encontra-se:

      - cimento = 4,5 sacos de 50 kg
      - areia = 406 litros
      - brita 1 = 396 litros
      - água = 124 litros

      Para saber a quant. de materiais por massada, consulte tabela em nosso site, na seção =>
      Downloads > Controle de Obras.

      _________________
      Cálculo estrutural CA/Fundações/Metálicas
      Programador LISP para AutoCAD
      www.robertomagnani.com.br (http://www.robertomagnani.com.br)
      robertomagnani@uol.com.br

      paulo pedreiro
      postou em Sáb, 14 Jul 2012, 19:59
      Usuário Novato | Mensagens: 1

        amigo desculpe eu não entendi este seu cálculo achei completamente, fora de lógica vamos por etapa. primeiro uma laje treliçada aquela com os ferros expostos na parte superior, vamos considerar uma H8. uma medida de 6.00x2=12M² considerando uma nervura no centro da laje 0.30 cm,
        traços de concreto feito na obra. o ideal seria 2 carrinhos de areia grossa não muito cheio vai dar 8 latas de areia sendo que cada carrinho leva em média 4 latas cada, ou seja 72 litros de areia cada carrinho. então ficaria assim 2 carrinhos e meio de areia grossa=180 litros de areia grossa cada. 1 saco de cimento =50kg cp3 e 2 carrinhos de pedra britada pronto é só adicionar água com cuidado, para não exceder a quantidade de água. importante não deixe a água "escapar" o ideal seria fazer este concreto, em um caixote ou uma betoneira mecanica espessura deste concreto depende, caso a laje for só para forro (ou seja não teria construçao na parte superio)
        é de 3.5/4.00cm cobrindo toda a ferragem para não haver oxidação dos ferros, voce gastaria 2.5M³ de areia grossa= 120 litros 2M³pedra britada =96 litros de 10 sacos de cimento. a água e um fator complexo vai depender muito do clima. caso a areia estiver molhada fica dificil calcular a quantidade, valeu!!!!!!!!!!!!! sou pedreiro a mais de 21 anos então estes cálculos, foram feitos tudo na prática nada em laboratóris.

        ajuda calculo material concreto laje

        IsaacdeCristo
        postou em Ter, 17 Jul 2012, 13:32
        Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

          Caro magnos e demais amigos,

          Este é um exemplo dos absurdos que às vezes acontecem quando não se tem profissionais qualificados cuidando dos projetos e da obra. para este caso citado o RobMag já deu a "receita" certa aí a ser seguida.

          Boa sorte!

          _________________
          Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
          Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
          Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising



          Responder Mensagem


          Construção civil, discussões gerais