nailto escreveu:Caro RFPinheiro, assim como o fausto soares, eu tbem gostaria de saber como se faz para duplicar a BD no ORSE
Meus caros,
Na verdade não podemos duplicar o BD do ORSE. o que fazemos é, digamos assim, "participar" do BD do ORSE.
Os dados cadastrais do BD do ORSE trabalham vinculados a uma FONTE. Originalmente, quando instalamos o ORSE, vêm duas FONTES: CEHOP e DESO. São Companhias do Estado de Sergipe. Os dados cadastrais dessas FONTES não podemos alterar.
Devemos, então, cadastrar nossa própria FONTE. Para isso, vamos ao menu Cadastro / Fontes / Inserir. Em seguida, devemos criar um EMPREENDEDOR. Esse EMPREENDEDOR poderá ser nós mesmo, nossa Empresa ou uma Empresa para a qual estejamos realizando um orçamento.
Com a FONTE criada, vamos ao menu Ferramenta / Preferências. Na aba Geral da tela de Preferências, marcamos nossa FONTE como a FONTE padrão e o Empreendedor padrão. Podemos, agora, cadastrar nossos insumos, composições, etc. Ou seja, temos que ter o trabalho braçal de cadastrar insumos, composições, dentro da nossa FONTE.
Podemos diminuir esse trabalho duplicando os insumos existentes (das FONTES do ORSE) para a nossa FONTE. Para isso, vamos ao menu Cadastro / Insumo. Na tela que se abre, clicamos no botão Localizar para buscar o insumo que desejamos duplicar. Colocamos os critérios de busca, localizamos o insumo e o mesmo aparecerá na tela Insumo. Esse insumo sendo das FONTES do ORSE, não poderemos alterá-lo. Para isso vamos ao menu Insumo (na barra de menus, não na tela de insumos) e clicamos em Duplicar insumo. Automaticamente será criado um insumo com igual descrição porém na FONTE padrão (que já deve ser a nossa FONTE).
Da mesma forma procedemos para as composições. Só que, quando duplicamos uma composição, a composição em si fica na nossa FONTE mas os insumos dela são os das FONTES do ORSE, os quais não temos como alterar (por exemplo, o preço para o preço da nossa região).
Portanto, o que eu fiz foi criar a minha FONTE, o(s) meu(s) empreendedor(es) e cadastrar insumo por insumo, composição por composição. No meu caso, qualquer programa para orçamentos que eu adquirisse, teria que fazer o mesmo (por opção própria).
O manual do ORSE dá uma boa ajuda para iniciarmos a trabalhar. A minha versão é a mais recente: 1.1.2.2. Caso desejem mais esclarecimentos, podem contatar-me por e-mail: rfpinheiro_br@hotmail.com.
Um grande abraço.