Boa noite, essa é a minha primeira postagem, gostei muito do fórum e já li inúmeros tópicos!!!
A minha dúvida "cruel" é a seguinte:
Estou reformando um pequeno imóvel comercial de alvenaria, com 20 anos de uso, térreo, sem laje, telhado de "eternit comum", com estrutura do telhado em madeira, com cinco tesouras convencionais (com mão francesa e travamentos de meia tábua). As tesouras são apoiadas nas paredes laterais e o vão livre é de 7,3 metros, até aí tudo ótimo, o problema é que por um motivo ignorado o "construtor" resolveu erguer UMA COLUNA de concreto no meio do salão, embaixo do pendural da terceira tesoura, o que está atrapalhando a circulação! A princípio julguei não ter serventia tal coluna, já que não é para ter carga naquele ponto, mas após observar que existe um erro no apoio das tesouras em uma das laterais, onde o apoio está à cerca de 30 cm da união das linhas de força da empena e da linha, o que poderia causar flexão da viga da linha e sua fratura, assim, fiquei em dúvida em como proceder!
(Preparei o Layout para postar, mas infelizmente por ser novato o fórum não permitiu postar o link para as fotos)
Pensei em escorar as tesouras que estão com o apoio errado e erguer uma coluna na parede, com uma mão francesa até o ponto correto de apoio das tesouras e então retirar a "COLUNA CENTRAL" após a cura das colunas... Porém para a tesoura que está junto a parede da frente, junto a porta, já existe uma coluna na parede, dando sustentação à parede e à marquise, pensei então em perfurar essa coluna, colocar ferro e confeccionar uma pequena mão francesa para apoiar a tesoura (está imediatamente atrás da parede)...
Será possível proceder dessa forma? Se sim pretendo fazer a coluna de 18 cm (parede de 20 cm) e tenho dúvidas no desenho da mão francesa adequada ao caso!
ATT
Igor