Construção civil: Obras, reformas, terreno sem avaliação co


Responder Mensagem

Construção civil: Obras, reformas, terreno sem avaliação co

escoladesoftware.com
postou em Qui, 12 Jun 2014, 12:34
Colaborador Nível 2 | Mensagens: 319

    Construção civil: Obras, reformas, terreno sem avaliação contribuem para acidentes estruturais.

    http://www.escoladesoftware.com/cursos/


    Construção civil: Obras, reformas e terreno sem avaliação contribuem para acidentes estruturais.

    Volta e meia somos surpreendidos com uma notícia na mídia sobre acidentes na área da construção civil envolvendo estrutura e fundações.

    A mais recente notícia, pelo menos até começar este artigo, foi a da queda de uma viga de 90 toneladas da obra do monotrilho da linha 17-ouro do Metrô de São Paulo com uma vítima fatal e outros dois feridos em 09/junho/2014.

    Se procurarmos mais sobre acidentes semelhantes encontraremos outros como o da Arena Palestra em abril/2013 com o desabamento de 3 vigas que deixou uma pessoa morta e outra ferida e o desabamento do Edifício Liberdade, no Rio de Janeiro, em janeiro/2012 que provocou a morte de 17 pessoas. Todos envolvendo estrutura ou fundação.

    Vários são os fatores que levam um prédio ou parte de uma construção desabarem, a engenharia tem técnicas e práticas para dar margem de segurança a uma construção. Quando fundações e estruturas são bem projetadas e bem executadas e a edificação fica de pé, espera se o mínimo de falhas, mas sabe se que elas podem ocorrer. Agora, quando erros se acumulam, a tragédia pode ser eminente ou tardia, mas nunca inesperada e de pequenas proporções.

    O engenheiro e professor da Universidade de Brasília (UnB) Dikran Berberian afirma que “Os pilares e as vigas são as estruturas de sustentação mais importantes de um prédio e não podem ser retiradas em hipótese alguma. As paredes, muitas vezes, têm também uma função estrutural. Por isso, quando se vai fazer uma reforma, é fundamental verificar a planta do local e medir o risco da intervenção. "Há paredes com função importante, ou seja, que ajudam a sustentar o prédio. Elas não podem ser retiradas". Antes de qualquer obra envolvendo fundação e estrutura é necessário um estudo detalhado do local, cálculos estruturais e análise topográfico do terreno, pois outras causas possíveis de desabamentos e acidentes são causadas por construções feitas sobre áreas aterradas, onde existiam lagoas ou brejos; construções em terrenos frágeis, arenosos ou moles, que exigem fundações mais profundas e sólidas.

    Como foi dito o fato é que, volta e meia esses acidentes acontecem e parece que são pelos mesmos erros e vale a pena citar que ao final de uma notícia sempre vem um alerta do tipo: “esperamos que tragédias ou acidentes como esses não ocorram mais”. A conclusão que se chega é que só o estudo e conhecimento podem minimizar tais situações, quanto mais o profissional se qualifica menores são os riscos. Acredita-se que um profissional que zela pelo seu nome e pela segurança de outrem se preocupa com essas questões e é para esse profissional que “fica a dica”: Procure sempre se aperfeiçoar, estudo nunca é demais. A ESCOLA DE SOFTWARE & TREINAMENTOS tem cursos específicos para essas áreas, vale a pena conferir.

    Fontes: Revista Veja Jan/2012 – G1 - Jun/2013 - Folha de São Paulo Jun/2014
    http://www.escoladesoftware.com/cursos/


    _________________
    Claudio M. Antonio | Diretor de Relacionamento com o Aluno
    claudio@escoladesoftware.com
    |www.escoladesoftware.com.br

      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising




    Responder Mensagem

    • Tópicos relacionados

    Construção civil, discussões gerais