Leitura de forma de estrutura - dúvida principiante


Responder Mensagem

Leitura de forma de estrutura - dúvida principiante

alecla
postou em Seg, 15 Set 2014, 01:54
Usuário Novato | Mensagens: 1

    Olá gente,
    Estou começando a estudar engenharia civil e fiquei com uma dúvida bem básica sobre leitura de fôrma de estruturas que eu até tenho vergonha de perguntar...
    O professor disse que quando vemos a planta de um pavimento a gente está olhando o corte a meia altura, olhando pra cima, justamente para as linhas das vigas não ficarem tracejadas ou porque o prédio se constroi de "baixo pra cima" mesmo...
    Só que eu não entendi o que isso quer dizer muito bem, porque pra mim tem dois jeitos de interpretar isto.

    Imagina um exemplo um prédio normal com fundação, 1SS, térreo, 1o Pav, 2 pav, cobertura e ai um telhado.

    Quando eu pego a planta da forma de estrutura escrito no carimbo "forma do 2º Pav" eu estou vendo qual das duas coisas?

    1- Eu estou com meus pés no 1º pavimento e tudo que está nesta planta é o que vai ser construido agora pra cima?
    2- Eu estou com meus pés no 2º pavimento e tudo que está nesta planta vai ser construído agora pra cima?

    Tipo assim, o que a planta "forma do 2 pavimento" está indicando seria A ou B (o acento ---- ^ indica tipo uma vista que a está olhando pra cima que nem o prof definiu)?



    |--------| Telhado

    |--------| CObertura
    | |
    | | ------^ corte B

    |--------| 2 pav
    | |
    | | -------^ corte A

    |--------| 1 pav
    | |

    Gente, desculpa a dúvida, eu fico com mega vergonha com ela, mas isto está muito dando um nó na minha cabeça, porque eu até entendi que estrutura da fundação é olhando pra baixo mesmo, como se tivesse com o pé na terra...mas ai o resto ficou obscuro demais e toda vez que alguém na faculdade tenta me explicar eles só repetem a primeira frase do prof e não entendem a minha dúvida, dai vou tentar a sorte aqui Smile


      Responder com Citação