Olá gente,
Estou começando a estudar engenharia civil e fiquei com uma dúvida bem básica sobre leitura de fôrma de estruturas que eu até tenho vergonha de perguntar...
O professor disse que quando vemos a planta de um pavimento a gente está olhando o corte a meia altura, olhando pra cima, justamente para as linhas das vigas não ficarem tracejadas ou porque o prédio se constroi de "baixo pra cima" mesmo...
Só que eu não entendi o que isso quer dizer muito bem, porque pra mim tem dois jeitos de interpretar isto.
Imagina um exemplo um prédio normal com fundação, 1SS, térreo, 1o Pav, 2 pav, cobertura e ai um telhado.
Quando eu pego a planta da forma de estrutura escrito no carimbo "forma do 2º Pav" eu estou vendo qual das duas coisas?
1- Eu estou com meus pés no 1º pavimento e tudo que está nesta planta é o que vai ser construido agora pra cima?
2- Eu estou com meus pés no 2º pavimento e tudo que está nesta planta vai ser construído agora pra cima?
Tipo assim, o que a planta "forma do 2 pavimento" está indicando seria A ou B (o acento ---- ^ indica tipo uma vista que a está olhando pra cima que nem o prof definiu)?
|--------| Telhado
|--------| CObertura
| |
| | ------^ corte B
|--------| 2 pav
| |
| | -------^ corte A
|--------| 1 pav
| |
Gente, desculpa a dúvida, eu fico com mega vergonha com ela, mas isto está muito dando um nó na minha cabeça, porque eu até entendi que estrutura da fundação é olhando pra baixo mesmo, como se tivesse com o pé na terra...mas ai o resto ficou obscuro demais e toda vez que alguém na faculdade tenta me explicar eles só repetem a primeira frase do prof e não entendem a minha dúvida, dai vou tentar a sorte aqui