Leitura de forma de estrutura - dúvida principiante


Responder Mensagem

Leitura de forma de estrutura - dúvida principiante

alecla
postou em Seg, 15 Set 2014, 01:54
Usuário Novato | Mensagens: 1

    Olá gente,
    Estou começando a estudar engenharia civil e fiquei com uma dúvida bem básica sobre leitura de fôrma de estruturas que eu até tenho vergonha de perguntar...
    O professor disse que quando vemos a planta de um pavimento a gente está olhando o corte a meia altura, olhando pra cima, justamente para as linhas das vigas não ficarem tracejadas ou porque o prédio se constroi de "baixo pra cima" mesmo...
    Só que eu não entendi o que isso quer dizer muito bem, porque pra mim tem dois jeitos de interpretar isto.

    Imagina um exemplo um prédio normal com fundação, 1SS, térreo, 1o Pav, 2 pav, cobertura e ai um telhado.

    Quando eu pego a planta da forma de estrutura escrito no carimbo "forma do 2º Pav" eu estou vendo qual das duas coisas?

    1- Eu estou com meus pés no 1º pavimento e tudo que está nesta planta é o que vai ser construido agora pra cima?
    2- Eu estou com meus pés no 2º pavimento e tudo que está nesta planta vai ser construído agora pra cima?

    Tipo assim, o que a planta "forma do 2 pavimento" está indicando seria A ou B (o acento ---- ^ indica tipo uma vista que a está olhando pra cima que nem o prof definiu)?



    |--------| Telhado

    |--------| CObertura
    | |
    | | ------^ corte B

    |--------| 2 pav
    | |
    | | -------^ corte A

    |--------| 1 pav
    | |

    Gente, desculpa a dúvida, eu fico com mega vergonha com ela, mas isto está muito dando um nó na minha cabeça, porque eu até entendi que estrutura da fundação é olhando pra baixo mesmo, como se tivesse com o pé na terra...mas ai o resto ficou obscuro demais e toda vez que alguém na faculdade tenta me explicar eles só repetem a primeira frase do prof e não entendem a minha dúvida, dai vou tentar a sorte aqui Smile


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Leitura de forma de estrutura - dúvida principiante

    IsaacdeCristo
    postou em Seg, 15 Set 2014, 10:45
    Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

      Prezada Alecia,

      Creio que há algum mal entendido, pois toda planta(baixa/horizontal) é lida de cima para baixo. Como você bem disse, assim como determinamos a planta de fundação vendo-a de cima para baixo, assim também são os outros pavimentos. Quanto à visibilidade das vigas representadas, nós as vemos como se o pavimento estivesse sem laje, por isso mostramos todas as linhas de contornos.

      Aliás, se fôssemos ver o pavimento de baixo para cima, teríamos que representá-lo rebatido ou espelhado em relação a um eixo horizontal à nossa visão e isso certamente seria uma imensa confusão.

      Boa sorte!

      _________________
      Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
      Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
      Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)

      Alex Barreto Cypriano
      postou em Qua, 15 Out 2014, 15:44
      Usuário Nível 3 | Mensagens: 137

        Alecia
        Não há problema: mudou-se apenas a altura do plano de corte e a direção das projeções. Numa planta de arquitetura, corta-se ~1 metro acima do pavimento e projetam-se todas as arestas visíveis de baixo pra cima; numa planta de formas, corta-se ~1 metro abaixo do pavimento e projetam-se as arestas de cima para baixo. Não há inversão especular no plano.


        Responder Mensagem

        • Tópicos relacionados

        Construção civil, discussões gerais