Qto ofende prefurar colunas e vigas


Responder Mensagem

Qto ofende prefurar colunas e vigas

hagah
postou em Dom, 03 Mai 2009, 19:08
Usuário Novato | Mensagens: 2

    presto serviço na area de intercomunicaçao, agregando sistemas eletricos, telef, net e segurança, e é uma constante em meu serviço viabillizar o cabeamento para tal, e dia destes fui advertido pelo meu irmao sobre danos a estrutura quanto a remoçao do material pelas perfuraçoes.
    Alguem por favor me oriente qto a realidade disto.


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Pietra
    postou em Seg, 04 Mai 2009, 00:08
    Usuário Nível 4 | Mensagens: 160

      Realmente isto é um problema sério. O ideal é que se desenvolva os projetos de instalações prediais compatibilizando-os com o projeto estrutural. Mas infelizmente isso raramente acontece. Então a alternativa é "perfurar" a estrutura mesmo. Neste caso a forma mais segura de se fazer isso é: o engenheiro da obra com o projeto estrutural em mãos indicando os locais onde as perfurações devem ser feitas, de modo a minimizar o dano a peça estrutural e consequentemente a sua capacidade de resistir aos eforços.

      Este tópico pode complementar a resposta:
      http://forum.ecivilnet.com/about4785.html (http://forum.ecivilnet.com/about4785.html)

      _________________
      Arquiteta e Urbanista, e Engenheira Civil.
      Doutorando em Engenharia Urbana

      CARCAMANO
      postou em Qui, 07 Mai 2009, 15:39
      Usuário Nível 5 | Mensagens: 231

        A dica do colega seria a melhor, mas no caso de ñ ser ter mais o projeto estrutural e o profissional.... Shocked
        Vigas e pilares devem ser furadas no meio, onde os esforços são nulos ou menores, ai as consequências seriam as menores possíveis. CONFERE ???

        hagah
        postou em Sex, 08 Mai 2009, 23:56
        Usuário Novato | Mensagens: 2

          na maioria das situaçoes, eh isto q acontece, a edificaçao tem mais de 15 anos, tubulaçoes menores q 1/2, sem saber-se do projeto e projetista, e dificilmetne as perfuraçoes ultrapassam 14mm, em vigas de 25, isto equivale a uma pequena porcentagem; ao meu ver muito pouco a ofender qualquer estrutura?

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising


          LEOBARR
          postou em Qui, 28 Mai 2009, 16:41
          Usuário Nível 1 | Mensagens: 3

            Acredito que vigas devem ser perfuradas no meio da seção "h" devido a proximidade da linha neutra ou seja, onde a viga nao esta nem comprimida nem tracionada. e pilares tambem, porem no centro "b" para evitar que a carga saia do CG e provoque a flambagem do pilar.


            Abraços,

            Leo Barroso

            Qto ofende perfurar colunas e vigas

            IsaacdeCristo
            postou em Seg, 08 Jun 2009, 23:42
            Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

              Caro Hagah,

              Os colegas têm razão, mas nem tudo é tão perfeito e teórico como parece. Tenho visto muitas obras onde armaduras de vigas e pilares são dipostas inclusive na região neutra... Quando se falar em obras antigas fica ainda mais difícil não apelar um pouco para sorte.


              Editado pela última vez por IsaacdeCristo em Sex, 26 Ago 2011, 17:01, num total de 1 vez
              _________________
              Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
              Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
              Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)

              MeketrefiS
              postou em Sex, 28 Jan 2011, 12:25
              Usuário Nível 3 | Mensagens: 130

                Da vontade de torcer o nariz quando ouço falar em perfurar elementos estruturais. Como ninguem preve estes furos nos calculos estruturais, é bom não furar, se puder desviar, fazer aparente é melhor, se não tem jeito prefira fazer varios furos pequenos do que um so grande. Geralmente os furos são feitos com serras diamantadas e cortam tudo pela frente e lá se vai o aço e a segurança, se tiver de furar uma viga , prefira furar proximo aos pilares que o momento é menor e maior a força cortante ( suportada pelos estribos), o pior de tudo não é arrancar o aço é abrir chance de oxidação das armaduras, se abrir é bom vedar.
                abraços

                  Responder com Citação

                Fórum E-Civil
                postou em
                Advertising



                Responder Mensagem

                • Tópicos relacionados

                Construção civil, discussões gerais