Isolamento térmico com gesso em parede virada pro poente?


Responder Mensagem

Isolamento térmico com gesso em parede virada pro poente?

blfc
postou em Qua, 06 Mai 2015, 18:08
Usuário Novato | Mensagens: 2

    O quarto principal do meu apartamento que fica no último andar é virado para o norte/poente, ficando muito quente durante a tarde. Pesquisando na internet li sobre a possibilidade de usar gesso como isolante térmico, no meu caso internamente, e achei este fórum. Minhas dúvidas são:

    1. posso simplesmente "rebocar" novamente todas paredes do quarto com uma camada de gesso como se fosse uma textura? Recomendam aplicar o gesso no teto também? Acima do teto além da laje tem aquelas telhas cinzas normalmente usadas em telhados de prédio.

    2. seria melhor colar placas de gesso nas paredes do poente e norte, ao invés de reboco de gesso, deixando as outras paredes internas intactas?

    3. recomendam colocar placas de isopor (finas) nas paredes (poente e norte) e placas de gesso coladas sobre as mesmas? O problema neste caso é que a parede tem rodapé em cerâmica e o isopor+espessura da placa deve dar mais que 3cm de diferença da parede (teria que cobrir o rodapé)

    Alguma outra sugestão? A opção 1 é mais fácil pra mim, mas gostaria de saber se faz algum efeito antes de gastar com isso.

    A fachada do prédio usa revestimento cerâmico azul e branco.

    Grato.


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Re: Isolamento térmico com gesso em parede virada pro poente

    Fabio Torres
    postou em Qua, 06 Mai 2015, 23:44
    Usuário Nível 3 | Mensagens: 116

      1. posso simplesmente "rebocar" novamente todas paredes do quarto com uma camada de gesso como se fosse uma textura? Recomendam aplicar o gesso no teto também? Acima do teto além da laje tem aquelas telhas cinzas normalmente usadas em telhados de prédio.


      Essa solução é completamente ineficiente. Não fará diferença alguma.

      2. seria melhor colar placas de gesso nas paredes do poente e norte, ao invés de reboco de gesso, deixando as outras paredes internas intactas?


      Sem dúvidas, melhor que a opção 1, mas ainda não é a mais eficaz.

      3. recomendam colocar placas de isopor (finas) nas paredes (poente e norte) e placas de gesso coladas sobre as mesmas? O problema neste caso é que a parede tem rodapé em cerâmica e o isopor+espessura da placa deve dar mais que 3cm de diferença da parede (teria que cobrir o rodapé)


      Placas de isopor, aplicadas nas faces internas mais quentes é a melhor solução. Não há necessidade de placas de gesso junto ao isopor, apenas o isopor de maior espessura aplicado à parede e um acabamento em estuque é suficiente. Essa solução pode te render uma perda de uns 4 a 5 graus em relação à situação sem isolamento.

      Note que a terceira é a solução mais eficiente, e minha recomendação. No entanto, não é a mais fácil, nem a mais barata. Pode ser que você precise de mão de obra especializada pra executar esse serviço.

      Fabio Torres
      postou em Qua, 06 Mai 2015, 23:52
      Usuário Nível 3 | Mensagens: 116


        Camadas - placas de isopor, revestimento estuque, pintura

        blfc
        postou em Qui, 07 Mai 2015, 20:29
        Usuário Novato | Mensagens: 2

          Obrigado por responder de forma clara e objetiva.

          O estuque, pelo que pesquisei, pode ser feito ou comprado pronto. Como a area eh pequena, menos de 15m2 de paredes, me parece mais simples comprar pronto.

          Mas para aplicar o estuque sobre o isopor não seria necessário algum tipo de tela de arame para o estuque aderir?

          A idéia de fazer com placas de gesso sobre o isopor seria para simplificar a instalação. Mas se o ganho em temperatura é tão melhor com estuque seguirei sua recomendação.

          Só me pergunto por que os construtores não fazem esse tipo de isolamento térmico por padrão pois o custo do isopor anti chama é muito baixo, R$3,12 o m2. As duas paredes que quero isolar não chegam a 15m2.

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising


          Fabio Torres
          postou em Sex, 08 Mai 2015, 11:33
          Usuário Nível 3 | Mensagens: 116

            Mas para aplicar o estuque sobre o isopor não seria necessário algum tipo de tela de arame para o estuque aderir?


            Sim, o estuque é executado sobre uma tela de fibra de vidro ou ate mesmo de arame fino, por isso recomendei mão de obra especializada, porque o serviço tem que ser muito bem executado.

            A idéia de fazer com placas de gesso sobre o isopor seria para simplificar a instalação. Mas se o ganho em temperatura é tão melhor com estuque seguirei sua recomendação.


            Com placas de gesso, o serviço é muito mais simples, contudo, a espessura do isolamamento será um pouco maior. Se não conseguir com estuque, faça com o gesso sobre isopor mesmo.

            Só me pergunto por que os construtores não fazem esse tipo de isolamento térmico por padrão pois o custo do isopor anti chama é muito baixo, R$3,12 o m2. As duas paredes que quero isolar não chegam a 15m2.


            Ambição amigo. A construção civil envolve tantos custos que, construir paredes com isolamento que ficam ocultas à vista do cliente, se torna um item supérfluo. Infelizmente no Brasil é assim.


            Responder Mensagem


            Construção civil, discussões gerais