O quarto principal do meu apartamento que fica no último andar é virado para o norte/poente, ficando muito quente durante a tarde. Pesquisando na internet li sobre a possibilidade de usar gesso como isolante térmico, no meu caso internamente, e achei este fórum. Minhas dúvidas são:
1. posso simplesmente "rebocar" novamente todas paredes do quarto com uma camada de gesso como se fosse uma textura? Recomendam aplicar o gesso no teto também? Acima do teto além da laje tem aquelas telhas cinzas normalmente usadas em telhados de prédio.
2. seria melhor colar placas de gesso nas paredes do poente e norte, ao invés de reboco de gesso, deixando as outras paredes internas intactas?
3. recomendam colocar placas de isopor (finas) nas paredes (poente e norte) e placas de gesso coladas sobre as mesmas? O problema neste caso é que a parede tem rodapé em cerâmica e o isopor+espessura da placa deve dar mais que 3cm de diferença da parede (teria que cobrir o rodapé)
Alguma outra sugestão? A opção 1 é mais fácil pra mim, mas gostaria de saber se faz algum efeito antes de gastar com isso.
A fachada do prédio usa revestimento cerâmico azul e branco.
Grato.