Dùvidas sobre cálculo de laje maciça em balanço


Responder Mensagem

Dùvidas sobre cálculo de laje maciça em balanço

andfelixs
postou em Qua, 20 Mai 2015, 12:42
Usuário Novato | Mensagens: 2

    Boa tarde, sou estudante de engenharia civil. Estou fazendo um trabalho relacionado a lajes em balanço.

    Tenho algumas dúvidas, se puderem me ajudar:

    - Sempre fiz o cálculo pelas tabelas de Czerny, porém não achei uma tabela que corresponda a lajes em balanço, existe? Ou o dimensionamento é feito de outra forma? Alguém poderia me enviar um roteiro para esse cálculo, ou alguma planilha no Excel?

    - Lajes em balanço são armadas apenas em uma direção independente da relação entre os lados?

    - Na NBR 6118:2014, na tabela 13.2 do item 13.2.4.1, tem um coeficiente Yn para majoração, devo multiplicar esse coeficiente com o momento ou com as cargas da laje?

    Meu email é anderson.felix@outlook.com.

    Obrigado desde já!


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Nereu
    postou em Qua, 20 Mai 2015, 15:08
    Usuário Nível 3 | Mensagens: 108

      Olá Anderson,

      Anderson escreveu:Sempre fiz o cálculo pelas tabelas de Czerny, porém não achei uma tabela que corresponda a lajes em balanço, existe? Ou o dimensionamento é feito de outra forma? Alguém poderia me enviar um roteiro para esse cálculo, ou alguma planilha no Excel?

      Você pode dimensionar como uma viga em balanço engastada, não tem erro.
      Algumas peculiaridades devem ser consideradas no cálculo de lajes em balanço.
      - A largura efetiva da laje para efeito de cálculo vai do bordo livre da laje até a metade do apoio.
      - De acordo com a NBR-6120, ao longo dos parapeitos e balcões devem ser consideradas aplicadas uma carga horizontal de 0,8 kN/m na altura do parapeito (1m) e uma carga vertical mínima de 2kN/m.
      - Lajes em balanço com espessura inferior a 19 cm devem ser dimensionadas com um coeficiente ponderador adicional γn.