Cálculo Estrutural - Residêncial


Responder Mensagem

Cálculo Estrutural - Residêncial

Jônatas Felipe
postou em Sex, 17 Jul 2015, 14:37
Usuário Novato | Mensagens: 2

    Oi pessoal.

    Sou novo aqui no ECIVIL e peço a ajuda de vocês.

    Na hora de elaborar o cálculo e execução dos projetos estruturais, até quantos pavimentos pode ser feita a construção das paredes (não estruturais) para depois fazer a cinta de amarração logo acima?
    E a partir de qual número de pavimentos é indicado realizar primeiro a construção da estrutura para depois executar as alvenarias?

    Desde já grato a todos.


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    mabs
    postou em Qui, 23 Jul 2015, 21:30
    Usuário Nível 1 | Mensagens: 12

      Prezado Jonatas, boa noite!

      Geralmente deve-se fazer o aperto da parede sob a viga ou laje após uma semana de execução do levante da mesma, ou seja, faz-se o levante da alvenaria, deixando 5 cm livre sob o elemento estrutural para fazer a amarração. Cabe ressaltar, que essa região deve ser de alívio de tensões e não de concentração. Por conseguinte, hoje não é mais recomendável fazer o aperto com tijolos sergipanos inclinados. Melhor solução seria utilizar uma argamassa mais flexível, denominada vulgarmente na obra como "podre", com o uso de aditivo sintético expansor. Essa argamassa dependerá do traço utilizado.

      No caso de edifícios de múltiplos pavimentos, o levante da alvenaria pode ser iniciado após cura e retirada do escoramento da laje. Esse tempo pode ser de 21 dias. Considerando a concretagem de laje de pavimento de uma por semana, então quando tiver na laje do 4º pavimento concretada, pode-se iniciar o levante da alvenaria no 1º pavimento. Isso vai depender também do seu planejamento de obra. Ressalta-se que o levante pode ser iniciado, contudo o aperto das alvenarias sob os elementos estruturais não. Quando a última laje da edificação for concretada, então pode-se complementar as alvenarias com as amarrações (apertos sob os elementos estruturais). Caso os apertos sejam feitos ainda quando a estrutura estiver sendo executada, poderá aparecer patologias tipos fissuras, trincas e rachaduras nas alvenarias. Isso deve ao fato de ainda está ocorrendo o carregamento da estrutura.

      mabs
      postou em Qui, 23 Jul 2015, 21:34
      Usuário Nível 1 | Mensagens: 12

        Em tempo, sempre é mais recomendável fazer todo o esqueleto da estrutura para depois fazer as alvenarias. Em alguma edificações térreas é que se observa primeiro o levante da alvenaria e depois execução da estrutura. O que não concordo.

        Jônatas Felipe
        postou em Dom, 26 Jul 2015, 18:54
        Usuário Novato | Mensagens: 2

          Obrigado pela ajuda Mabs.

          Quando vi esse tipo de construção (paredes levantadas e concretagem das vigas apoiadas nelas) também pensei na transferência de tensões da estrutura para a alvenaria.
          Penso que tenha vantagens em relação à economia de formas e tempo de construção, porém acredito que o correto seja a construção da estrutura primeiro.

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising



          Responder Mensagem

          • Tópicos relacionados

          Cálculo Estrutural